Dois golos de Tozé deram hoje o triunfo ao Vitória de Guimarães sobre o Feirense por 2-1, em jogo da 19.ª jornada da I Liga, disputado no Estádio Marcolino Castro.

O médio português colocou os vimaranenses na frente do marcador, aos cinco minutos, com o Feirense a chegar à igualdade por intermédio de Philipe Sampaio, em cima dos 45. Tozé voltou a desfazer a igualdade ainda na primeira parte, marcando o segundo golo num remate certeiro, aos 45+1.

Com início de jogo forte, o Vitória de Guimarães cedo se adiantou no marcador, quando um cruzamento rasteiro de Rafa encontrou Tozé à entrada da área, que tirou Tiago Gomes do caminho e rematou cruzado para o primeiro golo, aos cinco minutos.

O Feirense sentiu dificuldades para entrar no meio-campo do Vitória de Guimarães e foi novamente a equipa de Luís Castro a criar perigo, com um remate de Alexandre Guedes à entrada da área, que parou nas mãos de André Moreira (16).

O Feirense estabilizou o seu jogo ofensivo e dispôs da primeira oportunidade de golo aos 20 minutos, quando Sturgeon, a passe de Vítor Bruno para o interior da área, rematou muito ao lado.

Aos 42 minutos, Valencia surgiu nas costas de Sacko em lance de contra-ataque, com o defesa do Vitória de Guimarães a cortar a bola com a mão já dentro da área. Os jogadores do Feirense ficaram a pedir grande penalidade, mas o árbitro Nuno Almeida nada assinalou, após indicação do vídeoárbitro.

Contudo, o Feirense chegou ao empate pouco depois, num cabeceamento certeiro de Philipe Sampaio, após cruzamento de Sturgeon, aos 45 minutos.

No minuto seguinte, o Vitória de Guimarães aproveitou uma desatenção da defesa do Feirense e voltou para a frente do marcador, quando Rafa, à semelhança do lance do primeiro golo, encontrou Tozé no 'coração' da área, com o médio a rematar colocado para o segundo golo (45+1).

Na segunda parte, o Feirense foi mais audaz, mas sem efeitos práticos, com o Vitória de Guimarães a tentar explorar o contra-ataque. Ainda assim, a equipa de Nuno Manta Santos esteve perto de marcar, quando João Tavares rematou forte para defesa de Douglas. Na recarga, Sturgeon acertou na malha lateral da baliza dos vimaranenses (68).

A resposta do Vitória de Guimarães surgiu dos pés de Davidson, que, com um remate colocado de fora da área, obrigou André Moreira à defesa da noite, aos 79 minutos.

Até final, o Feirense tentou surpreender o Vitória de Guimarães com um jogo direto para a área, mas a defesa vimaranense foi exemplar nas suas ações defensivas.

Notícia atualizada às 23h25