O jornal inglês 'The Guardian' já lançou a lista das 60 maiores promessas do futebol, neste ano centrado nos jovens nascidos em 2006. E nesta lista, elaborada em colaboração com jornais desportivos de todo o mundo, há dois jogadores do FC Porto: Martim Fernandes e Gonçalo Ribeiro, ambos de 17 anos.

O 'The Guardian' escreve que Gonçalo Ribeiro será o sucessor natural de Diogo Costa na baliza do FC Porto, um clube que formou, entre outros guarda-redes, Vítor Baía.

O site destaca ainda o facto de Gonçalo Ribeiro já ter feito história, ao tornar-se no jogador mais jovem de sempre a atuar na Segunda Liga, com 16 anos e seis meses. Um ano depois era eleito Melhor Jogador Jovem do FC Porto na Gala Dragões de Ouro.

No FC Porto desde 2013, Gonçalo Ribeiro representou Portugal nos Europeus de sub-17 e sub-19 em 2023.

O lateral direito Martim Fernandes é o outro Dragão na lista das maiores promessas do 'The Guardian'. O site descreve o lateral de 17 anos como "combativo, resistente e ousado".

Com 15 anos, Martim Fernandes passou dos sub-19 diretamente para os sub-19 do FC Porto para se tornar no jogador português mais novo de sempre a disputar a UEFA Youth League, com 15 anos e sete meses. Menos de um ano depois, estava a fazer a sus estreia pela equipa B, na Segunda Liga.

"O seu potencial não passou despercebido a nível internacional e no verão passado foi convocado para o Campeonato da Europa de Sub-17 e de Sub-19", tal como Gonçalo Ribeiro.

Esta lista dos 60 nomes do 'The Guardian' tem nomes como Endrick, promessa do Palmeiras que já foi contratado pelo Real Madrid, Warren Zaïre-Emery, que joga no Paris Saint-Germain, assim como Gianluca Prestianni, do Velez da Argentina, que já foi apontado ao Benfica.