O novo treinador da equipa de futebol do Sporting, Domingos Paciência, será apresentado na terça-feira em conferência de imprensa, no estádio José Alvalade, agendada para as 20h30, anunciou hoje o clube.

Domingos, anunciado esta segunda-feira como novo técnico pelo presidente "leonino", Godinho Lopes, fará primeiro uma visita ao Museu Mundo Sporting, antes de falar à comunicação social.

O treinador, que cessa a sua ligação ao Sporting de Braga, concluída com a presença na final da Liga Europa, vai depois ao relvado de Alvalade para se dirigir aos sócios.

Embora o nome já fosse falado há muito, o presidente do Sporting quebrou hoje o “tabu”, anunciando que e que Domingos Paciência “é treinador do Sporting”, uma informação que manteve reservada por se tratar de um acordo pré-eleitoral.

Domingos Paciência, de 42 anos, notabilizou-se como futebolista ao serviço do FC Porto, entre 1987 e 2001, com um intervalo para representar o Tenerife entre 1997 e 1999. No regresso a Portugal chegou a ter acordo com o Sporting, mas voltou a rumar ao clube "azul e branco".

Último jogador português a vencer a Bola de Prata, prémio que distingue o melhor marcador da Liga – em 1995/96, com 25 golos -, Domingos iniciou a carreira de treinador no FC Porto “B”, passando depois pela União de Leiria (2006/07), Académica de Coimbra (2007 a 2009) e Sporting de Braga (2009 a 2011).

Em 2009/10 conduziu a equipa minhota ao melhor desempenho da sua história no campeonato nacional, obtendo o segundo lugar, atrás do Benfica, antes de levar os "arsenalistas" esta época à final da Liga Europa, na qual foram derrotados pelo FC Porto (1-0).