
Seis anos separam Bas Dost (com 27 anos) de André Silva (21 anos), as novas setas apontadas à baliza de Sporting e FC Porto, mas ambos procuram estrear-se a marcar em clássicos num duelo muito particular entre os avançados mais concretizadores do campeonato português.
Bas Dost tem 16 golos dos 35 golos marcados pelo Sporting no campeonato. No outro lado da balança, André Silva tem, em seu nome, 12 tentos dos 37 golos marcados esta época.
Ambos têm uma sombra grande, visto que Islam Slimani e Jackson Martínez foram determinantes nas épocas em que passaram por Sporting e FC Porto, respetivamente. O avançado argelino marcou 56 golos em 109 partidas, enquanto o jogador colombiano conta com 92 golos em 136 encontros.
Mas os tempos são outros e as figuras também. André Silva é originário da formação do FC Porto e consagrou-se esta época como o ponta-de-lança golo que o FC Porto procurava. Já Bas Dost foi contratado esta época ao Wolfsburgo e tem respondendo à aposta dos 'leões' com golos, contando já com média de um golo por jogo e estando mesmo na luta pela Bota de Ouro, com Luis Suárez, do Barcelona, e Aubameyang, do Borussia de Dortmund.
No jogo da primeira volta, Bas Dost tinha acabado de chegar ao plantel do Sporting e não foi convocado, enquanto André Silva jogou os 90 minutos mas não conseguiu marcar um golo. O FC Porto acabaria mesmo por perder o encontro.
O 'clássico' começa a jogar-se fora das quatro linhas e os goleadores procuram ser decisivos na partida, para conseguir a vitória para a sua equipa e ganhar pontos na corrida pelo melhor marcador da Liga Portuguesa.
Comentários