O que acaba de acontecer no Dragão! Wanderson Galeno falhou uma grande penalidade aos 90+6, ficou com a recarga na pequena área e, de forma simplesmente inacreditável, conseguiu rematar para fora, quando tinha a baliza totalmente aberta. O brasileiro já tinha falhado uma grande penalidade antes, com um remate ao poste.
Quanto ao jogo da 19.ª jornada, o FC Porto empatou 1-1 com o Santa Clara e chegou aos cinco jogos consecutivos sem ganhar, desaproveitando assim a derrota do Benfica frente ao Casa Pia. Os dragões igualam as águias no segundo posto, ambos com 41 pontos, o Sporting, com 47 pontos, é cada vez mais líder.
Quatro derrotas e um empate fazem deste um dos piores FC Porto da história.
FOTOS: O FC Porto-Santa Clara em imagens
Abanão para acordar o Dragão
Seis foram as alterações operadas pelo treinador interino José Tavares Ferreirinha, em virtude dos castigos de Samu e Nico González. Neuhen Pérez, Rodrigo Mora, João Mário e Pepê também caíram do onze, entraram Martim Fernandes, Otávio, Vasco Sousa, Fábio Vieira, Gonçalo Borges e Deniz Gül.
Com o próximo treinador Martin Anselmi na tribuna VIP, o FC Porto procurava interromper a série de quatro derrotas seguidas para voltar ao segundo lugar da I Liga, após a derrota do Benfica. O Santa Clara queria a primeira vitória nesta segunda volta da prova.
Os dragões mostraram vontade logo no primeiro minuto, num lance pela direita de Martin Fernandes que Sidney Lima quase fazia autogolo.
A equipa tentava, tinha intensidade, procurava todos os corredores para desmontar o 5-4-1 do Santa Clara. Os homens de Vasco Matos, muito agressivos, defendiam com tudo e tentavam o contra-ataque quando podiam.
Aos 12 minutos, um pontapé longo de Diogo Costa isolou Deniz Gul, o jovem avançado foi agarrado por Sidney Lima e não conseguiu finalizar. O árbitro André Narciso mandou seguir, para desespero dos adeptos e jogadores dos azuis e brancos. Aos 29 minutos é Alan Varela a disparar de fora da área, para grande defesa do guarda-redes dos açorianos.
O Santa Clara marcou no primeiro remate, numa fase em que entra quase tudo o que vai à baliza do FC Porto. Canto da direita, remate colocado de Gabriel Silva de primeira, para o fundo das redes. Incrível a falha de marcação dos azuis e brancos.
O primeiro tempo terminou com um falhanço incrível de Deniz Gul, aos 44 minutos. O avançado turco de 20 anos apareceu na pequena área a desviar de coxa um centro tenso de João Mário, a bola foi ao poste. Antes, acertou mesmo na baliza, na recarga a uma defendida por Gabriel, Baptista, mas estava em fora de jogo.
É de ir às bruxas: Dois penáltis falhados e um golo 'cantad0' desperdiçado
Tal como no primeiro tempo, a formação nortenha voltou a entrar forte, com Galeno a ficar perto de marcar, aos 46, mas Gabriel Baptista voltou a brilhar.
Depois de Deniz Gul ter falhado mais uma oportunidade, aos 49, os azuis e brancos desperdiçaram uma grande penalidade aos 73 minutos. Galeno foi lançado por Fábio Vieira, desviou a bola do guarda-redes, foi tocado. O árbitro André Narciso marcou penálti e depois aconteceu algo incrível. Galeno atirou ao poste, a bola foi ter com Fábio Vieira que fez a recarga... para o canto onde estava o guarda-redes batido. Impressionante!
Do banco José Tavares tentou algo, com Zaidu e Rodrigo Mora nos lugares de Francisco Moura e Vasco Sousa. Mais tarde entraram Namaso e Pepê nos postos de Deniz Gul e Gonçalo Borges. Vasco Matos começou a retirar alguns jogadores com amarelo, tendo lançado Ricardinho e Serginho nos lugares de Vinícius Lopes e Gustavo Klismahn.
Depois de sete oportunidades perdidas, o FC Porto marcou finalmente. Um livre de Alan Varela encontrou a cabeça de Otávio, que empatou a partida, fazendo o seu primeiro golo da época, aos 76 minutos.
Aos 80 minutos, Matheus Pereira fez falta sobre Fábio Vieira, a travar um ataque perigoso, viu o segundo amarelo e foi expulso. O Santa Clara ia tentar defender o empate com menos um.
Aos 90+3 minutos, Tiago Djaló disparou com estrondo ao poste, aos 90+6, Pepê sofreu grande penalidade que daria o 2-1 para o FC Porto.
Mas na marcação, Galeno permitiu a defesa de Gabriel Baptista e depois, de forma inacreditável, atirou ao lado, na pequena área, quando tinha a baliza deserta. O jogo acabou ali.
O internacional brasileiro caiu depois no relvado, em lágrimas, sendo confortado pelos colegas de equipa.
O FC Porto interrompe o ciclo de quatro derrotas seguidas, chega aos cinco jogos sem vencer, nesta que uma das piores fases da história do clube.
O ponto ganho permite igualar o Benfica no segundo lugar da I Liga, ambos com 41 pontos, mas o Sporting, com 47, é cada vez mais líder da prova.
Foram os primeiros pontos perdidos pelos azuis e brancos em casa esta época.
VÍDEO: Veja o resumo do FC Porto-Santa Clara
*Artigo corrigido e atualizado
Comentários