No final do clássico na Luz, Danilo Pereira assumiu que o FC Porto tem de “melhorar determinados aspetos”. E de acordo com o jornal O Jogo, a equipa de Sérgio Conceição apresenta problemas no ataque, ainda que a média de golos sofridos nas primeiras sete jornadas também seja pior do que a da temporada transata.

Nos índices de duelos ofensivos, há oito portistas abaixo do que faziam na época 2017/18. Apenas Maxi Pereira e Otávio melhoraram, mas nem um nem outro eram titulares.

Os números defensivos ainda estão aquém dos de 2017/18, mas até melhoraram com a aposta em Éder Militão. Com o brasileiro em campo, os ‘dragões’ sofreram apenas um golo em quatro jogos – frente ao Benfica. Antes, firam cinco golos encaixados em três partidas.

A mesma publicação refere que o FC Porto piorou no ataque, porque tem dificuldade em ligar o meio-campo ao setor ofensivo e chega à frente menos vezes com perigo do que na época anterior. E menos vezes com qualidade: coloca menos sete passes no último terço do que em 2017/18, rompe a defesa adversária menos duas vezes do que na época anterior, e cria quase menos uma oportunidade de golo por jogo.