O FC Porto voltou a perder uma oportunidade de ganhar pontos ao Benfica no campeonato. Frente ao Feirense, a equipa azul e branca não foi para além de um empate a zeros com os ‘fogaceiros’ orientados por Nuno Manta Santos. A incapacidade do ‘dragão’ de Nuno Espírito Santo em aproximar-se da liderança tem sido gritante. Nos últimos cinco encontros para a Primeira Liga, o FC Porto apenas por uma ocasião conseguiu conquistar um triunfo. Para trás ficaram quatro oportunidades de ganhar pontos ao rival na luta pelo título.

Nos momentos de pressão em que os adeptos do FC Porto mais ansiavam por uma vitória, apenas por uma ocasião é que os pupilos de Nuno Espírito Santo estiveram à altura do chamamento. Frente ao Belenenses, os ‘dragões’ venceram o último jogo em cinco jornadas. Para trás, ficaram quatro pontos e oito pontos perdidos.

O primeiro jogo desta série de oportunidades perdidas verificou-se no Estádio do Dragão. Frente ao Vitória de Setúbal, o FC Porto falhou o assalto ao primeiro lugar depois de um empate com os ‘sadinos’. Os ‘dragões’ não aproveitaram a cedência de pontos do Benfica que, nessa ronda, tinha perdido pontos frente ao Paços de Ferreira ao empatar sem golos. Em caso de vitória, o FC Porto passaria para o primeiro lugar.

Na jornada seguinte, o FC Porto de Nuno Espírito Santo voltou a perder uma oportunidade de saltar para a frente do campeonato. No Estádio da Luz, os ‘azuis e brancos’ podiam, em caso de vitória, passar para a frente da prova. No entanto, depois de um golo cedo por parte do Benfica, apenas empatou com um tento de Maxi Pereira.

À entrada para a ronda 28 do campeonato, a diferença entre as duas equipas mantinha-se em apenas um ponto a separar as duas formações. Frente aos ‘azuis’ do Restelo, o FC Porto voltou às vitórias e conquistou os três pontos. Apesar de o Benfica ter estado perto de uma escorregadela em Moreira de Cónegos, conquistou o triunfo e manteve as contas iguais na frente do campeonato.

As contas do título viraram-se para o calendário. Os encontros que faltavam a ambas as equipas foram analisados ao pormenores e o SC Braga era visto como mais um teste duro para a formação de Nuno Espírito Santo. A deslocação a Braga não se previa fácil e o cenário confirmou-se quando o SC Braga passou para a frente. Na segunda parte, os ‘dragões’ acabaram por empatar e levar da ‘Pedreira’ um ponto. Em Lisboa, o Benfica vencia o seu encontro e aumentava a vantagem para três pontos.

Após mais um empate, Nuno Espírito Santo disse na conferência de imprensa que bastava uma derrota do rival para que o FC Porto passasse para o primeiro lugar. Na véspera do dérbi, as palavras do treinador davam conta de uma intenção de vencer todos os encontros. Colocado à prova, Nuno Espírito Santo voltou a perder uma oportunidade de conquistar pontos ao rival. Frente ao Feirense, o FC Porto bem tentou, mas não bateu Vaná para inaugurar o marcador.

A quatro jornadas do fim, O FC Porto ainda está na corrida pelo título, mas comprometeu bastante as chances de voltar a conquistar o título de campeão nacional. Com 12 pontos em disputa, os ‘dragões’ necessitam de recuperar três aos ‘encarnados’.

No caminho estão três deslocações (Chaves, Marítimo e Moreirense) e um encontro no Estádio do Dragão (Paços de Ferreira). Do outro lado, o Benfica tem, teoricamente, um percurso mais fácil. À equipa de Rui Vitória falta defrontar Estoril e Vitória de Guimarães em casa e duas deslocações (Rio Ave e Boavista).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.