O FC Porto vai ter um verdadeiro teste de fogo quando defrontar o Marítimo no Caldeirão dos Barreiros. Impedida de perder pontos, a equipa de Sérgio Conceição vai à Madeira obrigada a ganhar para não perder o primeiro lugar da tabela para o Benfica, que se encontra a apenas dois pontos de distância. A tarefa do técnico dos ‘azuis e brancos’ não se avizinha fácil perante a equipa de Daniel Ramos.

Nos últimos cinco anos, os ‘dragões’ nunca conseguiram superiorizar-se aos ‘insulares’ e trazer os três pontos para casa. Para relembrar o último triunfo dos ‘azuis e brancos’ é preciso regressar a 2012 quando a equipa do FC Porto era orientada por Vítor Pereira. Na altura, duas grandes penalidades convertidas por Hulk fizeram a diferença na partida que o FC Porto venceu por 2-0.

No ano seguinte, o FC Porto começou a série de maus resultados no Estádio dos Barreiros. Na temporada 2012/13, os ‘dragões’ perderam dois pontos frente ao Marítimo fruto de um empate contra a equipa ‘insular’. James Rodriguez ainda deu vantagem aos visitantes após a meia-hora, mas Suk fez o empate para o Marítimo pouco depois. Até ao final, não houve mais golos no encontro que terminou empatado 1-1. Jackson chegou até a falhar uma grande penalidade.

Em 2013/14, o FC Porto voltou a não conseguir conquistar uma vitória nos Barreira e acabou, até, derrotado pelos ‘verdes rubros’. Na ‘era’ Paulo Fonseca, o brasileiro Derley, de grande penalidade, fez o único golo da vitória por 1-0 do Marítimo sobre o FC Porto.

Na temporada 2014/15 Julen Lopetegui assumiu o controlo da equipa, mas não fez melhor do que Paulo Fonseca. O técnico espanhol apresentou-se nos Barreiros com o seu melhor FC Porto, mas acabou por ser derrotado. 1-0 foi o resultado favorável à equipa da casa com um tento solitário de Bruno Gallo

Na época 2015/16, o FC Porto também não conquistou a vitória e perdeu mais dois pontos na Madeira. Com uma igualdade 1-1 no marcador, os ‘dragões’ regressaram a casa com uma oportunidade perdida de conquistar um triunfo. Herrera marcou o tento dos 'dragões' enquanto Edgar Costa fez o empate num encontro em que o resultado final ficou fechado logo na primeira parte.

Na temporada passada, novo desaire nos Barreiros. Pelo quinto ano seguido, o FC Porto não conseguiu trazer os três pontos do Caldeirão dos Barreiros. Os 'dragões', treinados por Nuno Espírito Santo, empataram a uma bola e hipotecaram as hipóteses de conquistarem o título. Otávio foi o autor do golo da equipa 'portista', que viria a sofrer um rude golpe quando Djoussé igualou o encontro.

FC Porto e Marítimo disputam, no próximo domingo, um encontro decisivo para as contas do campeonato. Os homens de Sérgio Conceição estão obrigados a vencer para segurar a liderança, enquanto os ‘verdes-rubros’ partem à procura de conquistar pontos para continuar a sonhar por um lugar que dá acesso à Liga Europa.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.