O FC Porto venceu, este sábado, o Moreirense por 0-3, em jogo da 26.ª jornada da I Liga, disputado no Parque Desportivo Comendador Joaquim de Almeida Freitas. Jackson Martínez (2) e Fernando fizeram os golos portistas que colocam provisoriamente os Dragões a um ponto do Benfica.
Após a derrota na final da Taça da Liga, cujo troféu foi para a cidade de Braga, o FC Porto estava proibido de perder pontos para manter acesa a esperança de chegar ao primeiro lugar na reta final da época.
Para este desafio, e com alguns condicionamentos na defesa, Vítor Pereira foi obrigado a apostar em Mangala e Otamendi no eixo da defesa, uma vez que Maicon (lesionado) e Abdoulaye (castigado) estavam inaptos. Alex Sandro e Danilo completaram o quarteto defensivo nas laterais.
No meio-campo, o técnico portista “lançou” o trio que continua a dar garantias: Fernando, Moutinho e Lucho. Quanto ao ataque, a novidade foi a titularidade de Atsu, no lugar de Defour. O internacional ganês jogou ao lado de James e Jackson.
Os primeiros minutos no Parque Desportivo Comendador Joaquim de Almeida Freitas mostraram um FC Porto e um Moreirense a disputarem a bola no meio-campo, sendo este primeiro tempo muito equilibrado. O FC Porto pareceu acusar algum nervosismo, tendo perdido muitas bolas que a formação orientada por Augusto Inácio não soube aproveitar da melhor forma, apesar do insistente Ghilas ter dado muito trabalho aos centrais portistas.
O primeiro lance de grande perigo para a baliza de Ricardo Ribeiro surgiu ao minuto 17, com um remate forte de Fernando, mas o guardião do Moreirense a defender em grande estilo.
Aos 34 minutos, após um passe de Danilo no corredor central, Jackson Martínez ficou com a bola, desviou os centrais e atirou para o fundo das redes, inaugurando o marcador em Moreira de Cónegos.
Nos minutos extra da primeira parte, o árbitro Marco Ferreira achou que Florent não fez falta sobre Atsu na grande área do Moreirense e mandou seguir, apesar dos muitos protestos no banco do FC Porto.
Nos primeiros minutos da segunda parte, e numa jogada de insistência após um pontapé de canto, apareceu Fernando a "fuzilar" para as redes da baliza do Moreirense, aumentando a vantagem dos azuis e brancos aos 52 minutos.
A entrada fulminante dos Dragões na etapa complementar “sufocou” a equipa da casa e, três minutos depois, Jackson Martínez bisou no encontro em grande estilo com um chapéu, aproveitando o adiantamento do guardião do Moreirense. Apesar dos três golos sofridos, o guarda-redes Ricardo Ribeiro fez uma grande exibição, evitando que o Moreirense saísse goleado desta jornada.
Até ao final dos 90 minutos, o FC Porto conseguiu segurar a vantagem da melhor forma: refrescando o meio-campo com a saída de Lucho para entrada de Castro e colocando Liedson (80') e Izmaylov (87').
Com este triunfo, e a quatro jornadas do fim do campeonato, o FC Porto diminui a desvantagem para um ponto para  o líder Benfica, que joga amanhã com o Sporting no dérbi lisboeta.