O FC Porto está a perder a paciência com o Santos por causa do Certificado Internacional de Transferência de Danilo e já estipulou o prazo limite para que o clube brasileiro envie a documentação necessária para a utilização do lateral direito na Europa.

Caso o Santos não envie a documentação que autoriza a transferência do lateral direito até amanhã, o FC Porto vai apresentar uma queixa junto da FIFA e exigir uma indemnização.

Danilo foi contratado ao Santos o último defeso, ficando acertado entre os dois clubes que o internacional brasileiro viria para Portugal depois do Mundial de Clubes. No entanto, o clube brasileiro reclamou a falta de pagamento da transferência de Danilo e começou a dificultar a transferência. Entretanto o FC Porto já regularizou a dívida mas o presidente do Santos afirma que havia uma cláusula no contrato de Danilo que previa a sua permanência no Brasil até junho de 2012.

«Vamos resolver nos próximos dias. O contrato de venda possui uma cláusula que garante ao Santos o direito de manter o Danilo até junho, se fossemos derrotamos no Mundial, como fomos. Por outro lado, nós também entendemos que o jogador tem todo o direito de ficar por lá. Eu poderia já ter mandado a documentação, mas o Porto não tem tido um comportamento exemplar connosco. Quero analisar algumas coisas e tomar uma decisão em cima do relatório dos factos. Espero falar com o Porto em breve para chegarmos a um acordo», afirmou Luis Álvaro, presidente do Santos, em entrevista à Rádio Estadão/ESPN.

O presidente do Santos defendeu ainda que os dragões ainda não liquidaram parte da transferência de Alex Sandro embora o prazo para pagamento desta primeira transferência termine em junho. Apesar da transferência de Danilo já estar liquidada, o clube brasileiro entendeu dificultar o envio do Certificado Internacional de Danilo para pressionar o pagamento de Alex Sandro.