O FC Porto foi este sábado a Coimbra derrotar a Académica por 3-0, em duelo referente à 12ª jornada da Primeira Liga. Jackson Martínez (dois golos) e Herrera apontaram os tentos dos portistas. No final houve lenços brancos para Paulo Sérgio.

O jogo foi bastante tranquilo para os comandados de Julen Lopetegui, que estiveram sempre por cima. Logo aos três minutos de jogo, Jackson Martínez introduziu a bola na baliza de Lee, mas o golo foi bem anulado por fora-de-jogo. De seguida, Tello quase marcava sem querer, com um passe longo em busca de Jackson que por muito pouco não traiu o guarda-redes da Académica.

O primeiro golo da noite viria mesmo a surgir aos 13 minutos, por intermédio do máximo goleador do plantel portista, Jackson Martínez. A Académica hesitou na saída para o ataque e a bola sobrou para o avançado colombiano, que atirou rasteiro para o fundo das redes.

Mesmo depois da vantagem conquistada, o FC Porto recusou-se a recuar no terreno e continuou em busca do segundo. Aos 21', Tello voltou a obrigar Lee a defesa difícil. Logo de seguida, o extremo espanhol fez um atraso defeituoso que sobrou para Rui Pedro, mas o jogador da Académica não conseguiu aproveitar a oferta.

A Académica desperdiçou a oportunidade de ouro e acabou por sofrer o segundo golo logo depois. E que golo. Depois de uma jogada de insistência, Herrera entregou a Jackson Martínez, que protagonizou um momento soberbo. Com toda a calma do mundo, o colombiano atirou de fora da área, colocado, ao canto superior direito. Lee não podia fazer mais do que apreciar a classe do remate de Jackson.

Ainda no primeiro tempo, houve tempo para Danilo oferecer a bola a Marcos Paulo, que falhou a baliza de Fabiano, e para Maicon tentar o golo de livre direto, mas o remate passou longe da baliza da Académica. Os "dragões" chegaram ao intervalo com uma vantagem confortável e inteiramente justificada por um arranque forte.

Se tudo estava bastante simples para os "dragões", mais simples ficou logo ao segundo minuto do segundo tempo. Herrera recebeu um grande passe de Cristian Tello e desviou para o fundo das redes da equipa de Coimbra. Com muito tempo por jogar, tudo parecia já resolvido.

Os "dragões" tiveram então um pequeno revés: Danilo saiu lesionado, dando lugar a Quintero e "oferecendo" o posto de lateral-direito a Héctor Herrera. Aos 64', Ricardo Quaresma foi lançado para o lugar de Cristian Tello. Uma substituição habitual nesta era Lopetegui. O extremo português tentou agitar o jogo, mas os colegas de equipa pareciam satisfeitos com a vantagem confortável de três golos. Do lado da Académica, Paulo Sérgio lançou o veloz Ivanildo, que pouco conseguiu fazer para contrariar a vantagem portista.

O jovem Rúben Neves ainda experimentou um remate à entrada da grande área da equipa da casa, mas a bola passou junto ao poste de Lee. O 3-0 viria mesmo a persistir até ao final, dando ao FC Porto a terceira vitória consecutiva. Os "dragões" ascenderam provisoriamente ao segundo lugar da tabela classificativa, posto que poderão manter se o Vitória de Guimarães não vencer em Braga. Já a Académica está no 16º lugar, com oito pontos conquistados.

Recorde as imagens do jogo, os vídeos dos lances e o acompanhamento ao minuto.