O FC Porto chegou ao final da tarde de hoje a Liverpool, Inglaterra, para iniciar o segundo e último estágio da pré-temporada da época futebolística 2014/15, que inclui dois jogos de preparação, com Everton e West Bromwich Albion.

O treinador espanhol Julen Lopetegui, apresentado ainda antes do final da época 2013/14, tem pela frente uma semana para ultimar a afinação da “máquina portista” para o início da temporada, que principia com a receção dentro de 15 dias ao Marítimo, para a 1.ª jornada da I Liga.

Em solo britânico, a equipa lusa irá defrontar domingo, em Liverpool, o europeu Everton – 5.º classificado da Liga inglesa, a 14 pontos do campeão Manchester City -, e a 09 de agosto o mais modesto West Bromwich Albion (17.º), em Birmingham, no jogo que antecede o regresso ao Porto.

Chegada a Liverpool, a comitiva dos “dragões” permanecerá na cidade dos Beatles até domingo, após o que findo o jogo com o Everton, com início às 16:00, rumará ao centro de estágios das seleções inglesas, em Burton (Stafforfshire).

No centro de estágios, o FC Porto abrirá à comunicação social apenas os treinos de segunda e terça-feira, com inicio pelas 08:30 horas, após o que as restantes sessões decorrerão “à porta fechada” até ao jogo com o West Bromwich.

Cerca de uma semana após o fim do estágio em Horst, na Holanda, e do jogo de apresentação frente aos franceses do Sait-Etienne (0-0), no Dragão, o treinador Julen Lopetegui tem em Inglaterra a possibilidade de aferir com maior exatidão do plantel dos “dragões”.

Lopetegui já pode contar com praticamente todos os jogadores disponíveis, findo o compromisso de alguns dos jogadores do plantel, e outros que entretanto se juntaram, com as respetivas seleções no Mundial2014, no Brasil.

A participação no Mundial2014 atrasou o regresso ao trabalho de sete “dragões”, entre os quais os mexicanos Herrera e Reyes, o belga Defour, os colombianos Quintero e Jackson Martinez – este último chegou apenas há dias – o português Varela e o argelino Ghilas.

Varela e Ghilas deixaram, entretanto, de fazer parte dos planos de Julen Lopetegui para a próxima época, em que o técnico está a moldar uma equipa com “sotaque” espanhol, muito por culpa dos reforços José Angel, Cristian Tello, Adrián Lopez, Óliver Torres e André Fernandéz, último a chegar.