O FC Porto venceu hoje o Marselha por 3-0 em Sion, Suíça, num triunfo justo, mas no qual revelou debilidades defensivas perante um adversário reduzido a 10 a partir dos 40 minutos.
Izmailov (29), Jackson Martinez (56) e Iturbe (76) fizeram os golos dos “dragões”, em vantagem numérica a partir da expulsão direta de Jérémy Morel, após atitude incorreta com Fucile – o triunfo valeu a conquista da Taça Valais, para gáudio dos muitos emigrantes.
Paulo Fonseca, que estreou, no decorrer do segundo tempo, os “reforços” mexicanos Herrera e Reyes, continuou a testar dois médios mais recuados no triângulo do meio campo e terá ficado algo preocupado quando, ainda assim, nos primeiros minutos, viu o Marselha criar situações em série, pecando na finalização.
Na verdade, antes de se adiantar no marcador, o FC Porto teve 20 minutos de desnorte, nos quais o vice-campeão francês dispôs de uma mão cheia de oportunidades, entre falhanços de baliza aberta, Otamendi a substituir Helton ou o guarda-redes a defender remates quase por instinto.
Os portistas tardaram a sacudir a pressão, mas quando o fizeram chegaram à vantagem: em lance de insistência, Kelvin, à entrada da área, atirou à trave e Izmailov surgiu na recarga a cabecear para o fundo das redes.
A expulsão de Jeremy Morel (com violência, pontapeou a bola que estava entre as pernas de Fucile quando árbitro já tinha assinalado falta) facilitou a tarefa dos portugueses.
Kelvin (45) podia ter ampliado em lance individual, mas o Marselha também dispôs de suas situações soberanas para igualar antes do descanso.
No segundo tempo, que arrancou com muitas trocas de jogadores, o controlo luso foi mais efetivo e o 2-0 quando o colombiano Jackson Martinez, servido por Defour, evitou um defesa e atirou cruzado para o fundo das redes, com a bola a bater ainda no poste.
O momento do jogo foi reservado para Iturbe quando o jovem argentino fletiu da direita para a zona central e atirou uma “bomba”, sem hipóteses de defesa.
O FC Porto, que se estreia oficialmente a 10 de agosto na Supertaça portuguesa, frente ao Vitória de Guimarães, apresentou 25 futebolistas.