O FC Porto visita, às 21h15 desta sexta-feira, a vila de Moreira de Cónegos, para defrontar o Moreirense em jogo da 16.ª jornada da I Liga, numa altura em que os azuis e brancos seguem na segunda posição (a quatro do líder Benfica) e após o triunfo (2-1) na ronda anterior, em Alvalade. Já o Moreirense encontra-se na 13.ª posição, com 17 pontos, apenas mais quatro do limite da zona de despromoção.

É preciso recuar até a época 2014/2015 para encontrar a última vitória do FC Porto no terreno do Moreirense para o campeonato. O Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas tem sido terreno duro para os dragões na Liga.

O FC Porto não vence no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas desde Fevereiro de 2015. Na altura, golos de Jakson Martínez e Casemiro voltaram ao FC Porto, então orientado por Julen Lopetegui, um triunfo por 2-0. Desde então, em jogos para a I Liga, três empates e uma derrota (na última jornada da época de 16/17). Na época passada, a visita dos 'dragões' ao Moreirense resultou numa igualdade a uma bola, com Herrera a evitar a derrota com um golo...aos 92 minutos.

Olhando para a história recente, não se avizinha portanto vida fácil para o FC Porto neste seu próximo compromisso. Ainda assim, o conjunto azul e branco pode ganhar alento no facto de, apesar de não triunfar em Moreira de Cónegos para o campeonato desde a época de 14/15, ter pelo meio conseguido vencer em casa do Moreirense para a Taça de Portugal, há dois anos, em partida dos quartos-de-final da prova, já com Sérgio Conceição ao leme.

Contudo, se considerarmos jogos 'extra campeonato', durante este período há também que assinalar outro desaire do Porto no recinto do Moreirense: uma derrota por 1-0, em janeiro de 2017, em jogo da fase de grupos da Taça da Liga.

Os cónegos mudaram de treinador há pouco tempo, com a saída de Vítor Campelos e entrada de Ricardo Soares, ex-técnico do Sporting da Covilhã.