Após a vitória dos ‘encarnados’ em Vizela (2-0), no sábado, os dragões ficam obrigados a vencer para se recolocarem a cinco pontos da liderança, recebendo um 14.º classificado do campeonato que pontua há três rondas seguidas.

Os ‘azuis e brancos’ vêm de uma derrota europeia, às mãos do Inter Milão (1-0) na primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, e viram o rival solidificar a liderança, precisando de vencer para manter vivas as aspirações de voltar a chegar ao título nacional.

Um triunfo dos portistas permite ainda pressionar o Sporting de Braga, que é terceiro com menos dois pontos e só joga na segunda-feira.

Hoje, o dia arranca com a receção do Rio Ave ao Desportivo de Chaves, pelas 15:30, com os primeiros a poderem ultrapassar os segundos, em caso de vitória, dado que as equipas estão no meio da tabela e separadas por dois pontos.

Pelas 18:00, o Paços de Ferreira, 18.º e último do campeonato, em plena recuperação (duas vitórias nos últimos três encontros), recebe o Boavista, nono e à procura de se aproximar dos lugares europeus e pôr fim a um ciclo de quatro jogos sem vencer.

Na segunda-feira, o Sporting de Braga procura curar a ‘ressaca’ da eliminação da Liga Conferência Europa, às mãos da Fiorentina, com uma vitória forasteira frente ao rival e vizinho Vitória de Guimarães, quinto com 34 pontos, no encerramento da ronda.

O Sporting, quarto classificado, recebe o Estoril Praia, 15.º, pelas 19:00, de olho num possível deslize dos bracarenses, que têm oito pontos de vantagem, frente aos ‘canarinhos’, já sem Nelson Veríssimo como treinador.