O Sporting Braga venceu esta segunda-feira o Sporting, por 1-0, em jogo que encerrou a 5ª jornada do campeonato e igualou o Benfica na liderança do campeonato nacional. O único golo da partida foi apontado por Dyego Sousa aos 67' minutos.

No jogo que fechou a 5ª jornada do campeonato nacional, SC Braga e Sporting estavam obrigados a conquistar os três pontos para impedir que o Benfica ficasse na liderança isolada. Na deslocação a Braga, José Peseiro manteve no onze titular o médio sérvio Gudelj e foi obrigado a apostar no central André Pinto devido à lesão de Mathieu frente Qarabag.

Já no SC Braga, Abel Ferreira promoveu regresso de Tiago Sá à baliza depois da titularidade de Marafona na Taça da Liga e apresentou um quarteto defensivo com Bruno Viana, Sequeira, Pablo e Marcelo Goiano. No meio campo, o técnico bracarense apresentou apenas uma alteração em relação ao jogo com o Tondela da semana passada com a entrada de Claudemir para o lugar de João Palhinha, jogador emprestado pelo Sporting.

E no encontro de 'cartaz' da 5ª jornada, o SC Braga entrou determinado em assumir as despesas do jogo em casa. A formação bracarense começou desde o apito inicial a 'pressionar' a equipa do Sporting para tomar de assalto o meio-campo ofensivo do adversário. Com Dyego Sousa e Wilson Eduardo em bom destaque valeu ao Sporting o guarda-redes Salin para anular o ímpeto ofensivo dos 'bracarenses'.

A reação do Sporting à boa entrada do SC Braga não demorou a surgir e aos 16' minutos foi Raphinha criar perigo depois de flectir da direita para o meio e tentar um remate à baliza. A bola acabou por sair por cima da trave com Tiago Sá a controlar o lance. Aos poucos, a equipa de José Peseiro equilibrou o jogo e a disputa a meio-campo intensificou-se.

Aos 30' minutos, o SC Braga teve a primeira grande ocasião de golo no jogo com um remate colocado e rasteiro de João Novais a levar a bola a rasar o poste direito da baliza de Salin. O Sporting apresentava dificuldades para criar lances de perigo de 'bola corrida', e foi na marcação de um livre aos 35' minutos que o conjunto de Alvalade criou o lance de maior perigo na primeira parte. Bruno Fernandes bateu um livre para a área do SC Braga onde Nani saltou mais alto para cabecear para golo, mas Tiago Sá com uma enorme defesa segurou o nulo no marcador.

Antes do final da primeira parte, destaque para um lance de perigo do SC Braga com um cruzamento de Ricardo Esgaio para a área do Sporting onde ia surgindo Dyego Sousa, mas Salin com um corte providencial evitou 'males maiores'. Ao intervalo a estatística dava vantagem ao Sporting ao nível da posse de bola com 55%, mas em termos de ataques criados a equipa de Abel Ferreira levava vantagem de 16 contra 11.

Depois de uma primeira parte sem muitas ocasiões de golo, o Sporting procurou desfazer o empate no marcador com Bruno Fernandes a tentar a sua 'sorte' com um remate de longe, mas por cima da baliza do SC Braga. O primeiro sinal de perigo da etapa complementar estava dado e seguiu-se a resposta pronta do SC Braga com uma jogada individual de Dyego Sousa a obrigar Salin a aplicar-se. O avançado brasileiro aguentou a pressão da defesa leonina e a conseguiu entrar na área para rematar, mas o guardião francês do Sporting estava atento e não 'tremeu' na 'cara do adversário'.

Aos 64' minutos, Bruno Fernandes voltou a criar muito perigo junto à baliza de Tiago Sá, mas o remate do número 8 leoninou saiu para fora e a rasar o poste direito da baliza do SC Braga. Apesar desta reação, o SC Braga continuava por 'cima' no jogo e foi com naturalidade que chegou ao golo aos 67' por intermédio de Dyego Sousa. O avançado brasileiro correspondeu da melhor forma a um cruzamento rasteiro atrasado de Eduardo e com um toque subtil bateu Salin para o 1-0.

O Sporting ainda tentou o golo do empate, mas Coates não conseguiu dar o melhor seguimento a um cruzamento de Raphinha aos 76' minutos. Até ao final do jogo, a equipa de Abel Ferreira aproveitou o posicionamento mais ofensivo do Sporting para explorar o contra-ataque mas o resultado não sofreu mais alterações.

Com este resultado, o SC Braga iguala o Benfica na liderança do campeonato enquanto que o Sporting cai para o quinto lugar com os mesmos pontos que Rio Ave e Marítimo.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.

Ajude-nos a melhorar o SAPO Desporto