Com as I e II Ligas suspensas por tempo indeterminado, muitas questões se levantam em relação ao que irá acontecer às competições. Tudo dependerá, claro, do tempo que a paragem durar, mas olhando para a vertente legal esta situação não se encontra prevista nos regulamentos.

De acordo com o artigo 4.º do Regulamento de Competições da Liga, o organismo "poderá, em caso de força maior e em circunstâncias excecionais, devidamente justificadas, prorrogar o termo da época desportiva, assim como suspender total ou parcialmente qualquer competição oficial por si organizada", enquanto o artigo 16.º frisa que "as competições oficiais por pontos terão obrigatoriamente duas voltas simétricas e os participantes encontrar-se-ão todos entre si, uma vez na condição de visitados e outra na de visitantes..."

Tal, contudo, poderá não vir a ser possível. E, assim, perante um vazio regulamentar, a solução teria de partir da comissão executiva da Liga.

Entre as várias opções, poder-se-á avançar para um sistema de play-off de apuramento de campeão e de descida, algo que tem vindo a ser falado em Itália. Mas na mesa estará igualmente a possibilidade de não atribuir o título de campeão. Qualquer que venha a ser a decisão, contudo, esta terá sempre de passar por uma Assembleia Geral extraordinária da Liga e, para ser ratificada, ter de ser aprovada por unanimidade e não por maioria qualificada, dado tratar-se de uma alteração uma época em curso.

A mesma unanimidade seria exigida para definir as normas da atribuição das vagas para as provas europeias. Se, eventualmente, o campeonato vier a ser cancelado em definitivo e e não havendo consenso entre os clubes da Liga portuguesa, as vagas para a Liga dos Campeões e Liga Europa, explica ainda o jornal 'A Bola', acabariam por ser definidas pela UEFA, por convite.

Não havendo essa unanimidade, explica 'A Bola', a decisão passará para o Governo, via secretaria de Estado da Juventude e Desporto. 

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.