O Sporting empatou a zeros com a Académica, em jogo da 17.ª jornada da I Liga. Os Leões não aproveitaram a derrota do FC Porto e empate do Benfica, falhando assim a liderança da Liga. Jardim perde William Carvalho para o jogo com o Benfica, ele que viu o quinto amarelo frente a Briosa.

O Sporting entrou em campo a saber que poderia alcançar o Benfica na liderança da I Liga e alargar vantagem para o FC Porto, depois da derrota dos Dragões na Madeira e do empate das Águias em Barcelos. Leonardo Jardim deu a titularidade a Carlos Mané o lado esquerdo da defesa. Antes do início da partida e ao intervalo (porque Heldon atrasou-se não foi apresentado antes do jogo), os Leões apresentaram os novos reforços: Heldon, Shikabala, Enoh, Perez e Dramé.

Frente a uma Académica que apenas tinha sofrido dois golos nos jogos fora e que venceu dois dos últimos cinco jogos frente aos Leões em Alvalade, o Sporting encontrou muitas dificuldades para ultrapassar a bem organizada defensiva estudantil.
No primeiro tempo os lances de maior perigo saíram dos pés de Carlos Mané: aos seis colocou em Montero que, descaído para o lado esquerdo, rematou forte para defesa com os pés do guarda-redes Ricardo. Aos oito, foi a barra a negar o golo ao Sporting, em nova jogada do miúdo que deixou Jefferson sozinho na área. O remate do lateral foi desviado por um defesa para a barra. 
A Académica, sempre que podia, passava do meio-campo mas não arriscava muito. As despesas ofensivas estavam a cargo de Ivanildo e Marinho, que tentavam servir Magique mas sem sucesso. Mesmo assim os Estudantes tiveram a melhor oportunidade na primeira parte, numa "bomba" do lateral Marcelo Goiano que foi devolvido pela barra.
No segundo tempo, Jardim lançou Slimani para o lugar de André Martins, e Dier para o lugar do lesionado Jefferson, na tentativa de chegar ao golo. Sérgio Conceição respondeu com Salvador Agra e Manoel, que entraram para os lugares de Magique e Marinho.
Foram mexidas que tiveram efeito imediato. 37 segundos depois de ter entrado, Slimani teve os golos nos pés aos 59 minutos mas viu Halliche cortar a bola em cima  da linha de golo. Na resposta, Agra ganhou na direita e colocou na área, com Cleiton e Manoel a falharem o golo.
Sentindo o tempo a correr, o Sporting começou a sufocar a Académica, criando vários lances de perigo junto da baliza de Ricardo. Destaque para duas grandes defesas do guardião da Briosa no minuto 69, para desespero dos 36 160 espetadores que se deslocaram a Alvalade.
Apesar da pressão leonina, os Estudantes não descuraram o ataque. As arrancadas de Ivanildo e Salvador Agra deixavam a defensiva sportinguista apreensiva. Do outro lado continuava o espetáculo Ricardo, que tudo defensiva, inclusive com os pés. E quando não estava Ricardo, eram os centrais da Briosa a darem o corpo às balas. No minuto 85 Ricardo fez uma defesa impossível, num remate a queima-roupa de Slimani. 
Já nos descontos, Ricardo voltou a negar o golo mais uma vez, defendendo um cabeceamento em cima da linha de golo.
O Sporting perde assim a oportunidade de igualar o Benfica na liderança da I Liga. Além do empate, Leonardo Jardim não vai poder contar com William Carvalho frente ao Benfica. O médio viu o quinto amarelo e fica fora do dérbi.
Foi o quarto empate do Sporting em casa, onde já perdeu mais pontos em casa que fora: oito pontos desperdiçados em Alvalade, contra cinco perdidos fora de portas. Nos últimos seis jogos em Alvalade para a Liga, a Académica empatou dois, ganhou dois e perdeu dois.