Sporting e FC Porto disputam a liderança da I Liga este domingo, em jogo da 8.ª jornada da prova. Um teste importante para os comandados de Jorge Jesus que não ganham há três jogos. O FC Porto vem de uma importante vitória no Mónaco, para a Liga dos Campeões, mas vai jogar num campo onde não vence desde 2008 para a Liga.

Para Eduardo Luís, a vantagem está no lado azul-e-branco. O antigo defesa do FC Porto vê o Dragão mais confiante, mesmo depois da derrota na ronda inaugural da Liga dos Campeões frente ao Besiktas em casa.

"Parece-me que o FC Porto, nesta altura, encara qualquer jogo, tanto em casa como fora, da mesma forma. Neste jogo em Alvalade o FC Porto vai entrar como tem vindo a jogar desde o início de época: com uma pressão forte, com uma intensidade de jogo forte, tentando chegar o maior número de vezes à baliza adversária e procurando ao máximo tapar as investidas do Sporting. A equipa está bem, independentemente daquela derrota com o Besiktas [1-3 para a Champions] que acontece, mas redimiu-se no Mónaco. Os jogadores estão confiantes, há que aproveitar esta fase para ganhar o jogo em Alvalade e fugir pontualmente aos adversários mais diretos", sublinhou o antigo jogador que foi quatro vezes campeão europeu pelo FC Porto.

Com vários clássicos e dérbis na carreira, Eduardo Luís garante que este "é um dos melhores jogos para estas equipas, em que os jogadores estão mais concentrados, todos querem ganhar". O antigo lateral azul-e-branco garante que os ´leões` "não serão uma pera doce" e vão estar com uma "vontade enorme em demonstrar que estão bem", apesar da forma "infeliz" como perderam em casa com o Barcelona para a Champions.

Cuidado com Bruno Fernandes!

Posto isto, é preciso muita atenção a alguns jogadores de Jorge Jesus, como é o caso de Bruno Fernandes. Eduardo Luís chama a atenção para a meia distância do jovem médio que o Sporting foi contratar a Udinese.

"O Sporting tem um miúdo que se chama Bruno Fernandes que até o Barcelona teve em linha de conta, com preocupações acrescidas. É um bom jogador tem uma boa média distância, tem marcado golos fantásticos. […] Há que ter o máximo de concentração. Independentemente de quem jogar, há que ter o máximo de atenção, dar tudo", explicou o antigo treinador, de 61 anos.

Mas nem só de Bruno Fernandes ´vive` o Sporting. Outros jogadores como Fábio Coentrão, Bas Dost e Doumbia também merecem atenção.

"Parece-me que o FC Porto tem de saber quais são os jogadores do Sporting que vão jogar. Eles têm uns dois ou três jogadores importantes, caso do Bruno Fernandes, que é um excelente jogador, que antevejo que vai ter uma grande carreira, e ainda alguns jogadores mais avançados. Os laterais, como o Coentrão, é um dos mais sobe no terreno. […] Na frente o Doumbia e o Bas Dost podem ser uma ameaça, são perigosos, podem decidir numa bola parada. O FC Porto terá de encaixar no Sporting e, a partir daí, com a sua dinâmica e forma de jogar. Mas será mais o Sporting a preocupar-se com o FC Porto que o contrário", declarou.

O Sporting-FC Porto, da 8.ª jornada da I Liga, está marcado para às 19h15 de domingo, no Estádio de Alvalade. Os ´dragões` comandam a I Liga com 21 pontos, mais dois que os ´leões`.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.