Eric Dier tem sido um dos jogadores em destaque na seleção inglesa. O jogador do Tottenham foi titular nos dois jogos de Inglaterra e até já deixou o seu nome na lista de marcadores.

No entanto, o internacional inglês não esquece de onde veio e deixou rasgados elogios à academia do Sporting. Para Dier, se não fosse o clube ‘leonino’ ele não estaria no Campeonato da Europa.

Foi fantástico crescer na academia do Sporting. Dão-te todas as condições de que precisas para aprender a jogar futebol. Fui completamente integrado e aprendi muito. Foi uma aprendizagem rápida e não estaria aqui se não fosse por eles.”

Para o defesa que joga no meio-campo da seleção inglesa, Jesualdo Ferreira foi o treinador que mais o marcou durante a sua estadia em Alcochete. Para Dier, o treinador português, que esteve em Alvalade durante a gerência de Godinho Lopes, foi uma pedra basilar para o seu desenvolvimento.

“(Jesualdo Ferreira) foi o primeiro treinador que me colocou a jogar naquela posição (médio defensivo) no futebol sénior e colocou grande fé em mim. Ensino-me a não parecer uma galinha sem cabeça. Foi um momento decisivo quando joguei naquela posição frente ao FC Porto”.

Eric Dier chegou a Portugal em 2004 com seis anos de idade. O jogador inglês começou a carreira nos escalões de formação do Sporting e, mais tarde, na equipa B dos ‘leões’.

O internacional inglês saiu do Sporting por cinco milhões de euros para o Tottenham num negócio que envolveu uma cláusula especial de saída imposta pelo Presidente dos ‘leões’. Em Inglaterra, o defesa tornou-se num dos jogadores mais influentes dos ‘spurs’ e ganhou o bilhete para o Campeonato da Europa de França.