O Estrela da Amadora está de regresso à I Liga portuguesa de futebol, 14 anos depois da derradeira presença, com o objetivo de se estabelecer na elite neste ‘renascimento’ do clube, que conta com seis contratações.

O treinador Sérgio Vieira permanece à frente do conjunto ‘tricolor’, depois de pegar na equipa na última época e garantir de imediato a subida, tendo expressado, no final do derradeiro jogo de pré-época, frente aos angolanos do Petro de Luanda (2-1), no Troféu José Gomes, que a formação amadorense se encontra a construir “bases importantes”.

Essas bases assentam na permanência de grande parte do plantel do ano passado, com as renovações de contrato do guarda-redes Bruno Brígido, dos defesas Miguel Lopes e Gaspar, dos médios Aloísio e Vitó, e dos avançados Ronald, Kikas e Gustavo Henrique, mas também nas seis ‘caras novas’ que, até ao momento, figuram no plantel estrelista.

Especial Arranque da I  Liga 2023/24: análise às equipas, os grandes reforços, as principais saídas

O lateral esquerdo Shinga – de regresso após meia época no Sporting da Covilhã -, os médios Pedro Sá (ex-Portimonense), Léo Cordeiro (ex-Mafra) e Manuel Keliano (ex-1.º de Agosto, Angola), e os avançados Léo Jabá (ex-São Bernardo, Brasil) e Alioune Ndour (ex-BSAD) são as contratações oficializadas pelos amadorenses antes do início da I Liga.

Por outro lado, o Estrela da Amadora perdeu o defesa central Rui Correia - que assinou pelo Belenenses, da II Liga - e o ponta de lança João Silva - rescindiu e continua sem clube -, duas peças fundamentais na última temporada, para além do médio Latyr Fall.

O emblema da Amadora inicioua edição 2023/24 com uma derrota caseira diante do Vitória de Guimarães, no Estádio José Gomes, no último domingo, por 1-0, neste que será um arranque de época exigente, pois visita o Benfica na segunda jornada e recebe o FC Porto na quinta.

O clube da Reboleira ‘despacha’ os quatro primeiros classificados da última edição da I Liga nas primeiras 10 rondas, com a receção ao Sporting de Braga na sétima e a visita ao Sporting na 10.ª, sendo que, na 34.ª e última jornada, recebe o Gil Vicente em casa.

A nível diretivo, também se assinalam mudanças na estrutura da SAD, com as nomeações de José Faria para diretor desportivo, Francisco Lopo para diretor geral e Emanuel Recoba para diretor do futebol, numa sociedade que permanece liderada por Paulo Lopo.