A lotação do estádio Capital do Móvel, em Paços de Ferreira, vai ser alargada para cerca de nove mil espetadores, no final das obras iniciadas hoje, confirmou à Lusa o presidente do clube da I Liga de futebol.

Uma máquina começou hoje a remover o muro envolvente no topo norte, local onde irá ‘nascer' uma nova bancada para os adeptos visitantes, com uma lotação de 2.000 lugares.

"Esta será também a infraestrutura do futebol profissional, pois serão construídos os novos balneários, zona para o departamento médico e ainda um ginásio. O acesso ao relvado será feito por aquele espaço", adiantou à agência Lusa o presidente para o futebol profissional do Paços.

Rui Seabra revelou ainda que o caderno de encargos da nova empreitada inclui ainda uma segunda bancada de raiz, mas no topo sul, em substituição da atual, amovível, numa obra global avaliada "em cerca de três milhões de euros".

"A obra que hoje iniciámos no topo norte deverá ficar concluída em dezembro. O orçamento, a rondar os três milhões de euros, contempla também a construção de uma outra bancada na zona oposta e contamos iniciar essas obras em outubro, para poder ficar tudo concluído até junho do próximo ano, em 2017", sublinhou.

As obras agora iniciadas, bem como as que decorrem na bancada central, em fase de conclusão, não vão, no entanto, impedir a formação nortenha de jogar no seu estádio em caso de qualificação para as competições europeias.

"Estas obras estavam programadas há algum tempo, independentemente de podermos conseguir jogar nas competições europeias, mas temos consciência de que os prazos terão de ser encurtados um pouco em caso de qualificação. Em qualquer dos casos, temos o processo concluído, a UEFA, inclusive, já o aceitou e é certo que, se nos qualificarmos, vamos jogar em Paços", concluiu.

O estádio Capital do Móvel tem lotação para 6.500 espetadores, já contabilizados os cerca de dois mil da bancada amovível, mas, no final dos trabalhos, com a conclusão das duas novas bancadas nos topos do recinto, o número será largado até aos nove mil, aproximadamente.