O triunfo claro do Sporting sobre o Santa Clara, por 3-0, só vem confirmar que o Sporting se encontra de facto no melhor momento da temporada. E como disse Rúben Amorim em conferência de imprensa, quem dera aos leões estarem a iniciar a época.
Há vários explicações para este novo pico de forma leonino e comecemos pela defesa: Com fragilidades no início da época para formar a linha defensiva, o Sporting tem agora alternativas de qualidade para o tridente. No início da época, os leões apostaram forte St. Juste, jogador contratado ao Mainz a troco de 9,5 milhões de euros.
O neerlandês veio rotulado de grande contratação, mas condicionado por lesões, e consequentemente menor utilização na equipa, demorou a fixar-se no trio de centrais. Hoje é uma alternativa de grande qualidade, e impressiona pelo velocidade estonteante para um jogador não só daquela posição.
A contratação de Ousmane Diomande também não engana. Chegou no mês de janeiro proveniente do Mafra (estava emprestado pelo Midtjylland) e assinou contrato pelo Sporting. Entrou de rompante na equipa leonina, fruto da qualidade que evidencia e que já atrai alguns emblemas europeus. A estes jogadores juntam-se Gonçalo Inácio - central que recentemente se estreou a titular pela seleção portuguesa, Sebastián Coates, a grande referência a nível de liderança do plantel e Luís Neto, um jogador com enorme experiência. E claro está Matheus Reis, que também pode jogar em várias posições.
No meio campo, o Sporting teve que se adaptar a uma nova forma de jogar, com as saídas de dois esteios fundamentais da equipa: Matheus Nunes e João Palhinha. Face à escassez de alternativas, a que se junta a lesão de Daniel Bragança, a intermitência de Sotiris e a 'incógnita' Mateo Tanlongo; Pedro Gonçalves foi obrigado a recuar no terreno, para se juntar a Manuel Ugarte, com Morita a servir também como alternativa.
As subidas de forma de Trincão e Paulinho - o dianteiro apontou o 15.º golo ao serviço do Sporting, o melhor registo da temporada para o dianteiro nos leões também se traduzem numa maior capacidade concretizadora dos comandados de Rúben Amorim. Frente aos açorianos, Marcus Edwards chegou ao 11.º golo da temporada, com o inglês também a contar com 9 assistências em 22/23.
Contas feitas, o Sporting está já há nove jogos sem perder, depois de cinco triunfos na I Liga, três empates e uma vitória na Liga Europa. O melhor registo dos verdes e brancos desde dezembro de 2021, de acordo com o playmaker.
Os leões também estão sólidos a nível defensivo, e somam quatro vitórias consecutivas na Liga sem sofrer golos, frente a Estoril, Portimonense, Boavista e Santa Clara.
Os números, as exibições e o momento de forma de alguns jogadores permitem que o Sporting ainda olhe com ambição para o segundo lugar, que dá acesso direto à fase de grupos da Liga dos Campeões. Há primeiro que acertar o calendário e somar mais um triunfo, na partida da próxima quarta-feira, em Barcelos, frente ao Gil Vicente.
Comentários