Com um total de 11 reforços e um novo treinador para a época 2023/24, o Estoril Praia entra 'renovado' na I Liga portuguesa de futebol e com a expetativa de realizar uma temporada tranquila, sem sobressaltos.

A inclusão de mais de uma dezena de novos jogadores terá como objetivo realizar uma época menos 'sinuosa' do que a anterior (2022/23), na qual esteve envolvido na luta pela manutenção e garantiu a permanência a três jornadas do final, arrecadando o 14.º lugar da classificação.

Melhorar a posição será, por isso, a meta para o Estoril Praia, que procedeu a uma autêntica renovação no seu grupo de trabalho ao ter permitido a saída de 13 futebolistas para dar entrada a 11 novidades, já apresentadas num plantel que estará ainda aberto para o reforço das laterais defensivas.

Especial Arranque da I  Liga 2023/24: análise às equipas, os grandes reforços, as principais saídas

Do 'onze' titular do emblema da Linha de Cascais saíram figuras importantes em praticamente todos os setores, como os defesas Tiago Santos (Lille) e Joãozinho (Torreense), os médios João Gamboa, João Carvalho (terminaram empréstimo) e Francisco Geraldes (Baniyas, Emirados Árabes Unidos), e o ataque perdeu Tiago Gouveia e Carlos Eduardo (terminaram empréstimo).

Para contrapor a este longo lote de saídas, os 'canarinhos' reforçaram todos os setores, fazendo chegar Marcelo Carné (ex-Marítimo) para a baliza, os defesas Raúl Parra (ex-Cádiz), Eliaquim Mangala (estava sem clube) e Erick Cabaco (ex-Getafe), os médios Alex Soares (ex-Petro de Luanda), Jordan Holsgrove (emprestado pelo Olympiacos), Koba Koindredi (emprestado pelo Valência) e Rafik Guitane (ex- Stade de Reims) e os avançados Heriberto Tavares (ex-Famalicão), Rodrigo Gomes (emprestado pelo Sporting de Braga) e Alejandro Marqués (ex-Juventus).

Também no comando técnico o Estoril Praia procedeu a alterações, tendo perdido pouco antes do início dos trabalhos Ricardo Soares, que rumou ao Beijing Guoan, da China, e substituiu-o por Álvaro Pacheco, que se encontrava livre desde que deixou o Vizela, em novembro.

O recém-chegado treinador iniciou a sua experiência na Amoreira com resultados promissores, obtendo a qualificação para a fase de grupos da Taça da Liga após duas vitórias, sobre Paços de Ferreira e Belenenses.

No entanto a estreia dos 'canarinhos' na I Liga não foi a desejada, já que a equipa perdeu com o Arouca.