A Académica de Coimbra foi a primeira a marcar, através de grande penalidade apontada por Sougou, mas os Dragões, por intermédio de Bruno Alves, empataram quatro minutos depois com uma ajuda do estudante Orlando.

O FC Porto tem errado muitos lances, alguns de concretização fácil. Está patente na formação azul e branca o factor psicológico. A falta de bons resultados faz com que o FC Porto não seja o mesmo.

A Académica começou mais perigosa. Logo aos oito minutos, Éder (um dos melhores em campo) executou um bom trabalho pela esquerda e cruzou para Sougou mas este rematou por cima da baliza defendida, esta noite por Beto.

Aos 28 minutos deu-se o primeiro lance de grande perigo do FC Porto, quando Rodríguez isolou Falcao, mas o colombiano adiantou muito a bola e o guardião dos estudantes aliviou o perigo.

O golo da formação comandada por André Villas Boas nasceu de uma grande penalidade cometida por Bruno Alves. Sougou, o melhor marcador da equipa de Coimbra, decidido, rematou forte e firme. Beto atirou-se para o lado errado e só viu a bola entrar.

Mas a felicidade da equipa da casa só durou 4 minutos. Após livre indirecto apontado por Ruben Micael, Bruno Alves, a meias com Orlando, cabeceia para o fundo das redes.

Até ao final da primeira parte, o FC Porto e a Académica debateram-se garridamente no meio-campo, sempre à procura do golo do desempate.