O Benfica é o líder mundial na formação de jogadores, de acordo com um estudo do Observatório do Futebol (CIES). Os encarnados lideram o ranking, seguido do Boca Juniors e Barcelona. Já o Sporting aparece no novo lugar da classificação.
O recente estudo tem como critérios os minutos jogados no último ano, no número de futebolistas formados e que jogam nas 49 melhores ligas do mundo, assim como no índice de formação, que se relaciona com os minutos de jogo oficiais nas equipas principais no último ano.
Os clubes de formação são as primeiras equipas em que os jogadores de futebol atuaram durante pelo menos três anos entre as épocas dos seus 15 e 21 anos.
As águias contam com 94 jogadores formados, num índice de formação de cerca de 103,7. O Sporting é 9.º, com 73 jogadores formados e um índice de 82. O FC Porto é 45.º, com 46 jogadores e registo de 50.7.
Já o índice desportivo dos jogadores é calculado considerando todos os minutos oficiais de jogos disputados a nível sénior durante o último ano, ponderados pelo coeficiente desportivo dos jogos.
Os argentinos do River Plate e os neerlandeses do Ajax completam o top 5 internacional, seguidos dos uruguaios do Defensor, dos sérvios do Estrela Vermelha, dos croatas do Dínamo Zagreb e dos ucranianos do Dínamo Kiev, em 10.º, logo a seguir aos ‘leões’.
Comentários