O mais recente estudo do CIES Football Observatory olha para o estilo de jogo das equipas de 27 Ligas nacionais espalhadas pelo mundo apresenta o Farense como a formação que tem o estilo de jogo ofensivo mais direto entre todas as formações analisadas.

Em sentido inverso, e sem grande surpresa, é o Manchester City a equipa que coloca em campo um estilo de ataque com um futebol mais elaborado, algo muito comum à equipas de Pep Guardiola. Segue-se outra equipa também orientada por um técnico espanhol: o Paris Saint-Germain, de Luis Enrique.

Olhando em particular para a Liga portuguesa, a seguir ao Farense, como equipas como estilo de jogo mais direto, surgem Vizela, Portimonense e Casa Pia. No que toca às equipas que apresentam um estilo de ataque menos direto, ou seja, com um estilo mais 'apoiado', encontramos na frente o Rio Ave, seguido de Arouca, Braga e Gil Vicente. Benfica, Sporting e FC Porto surgem logo a seguir, e quase a par.

O mesmo estudo mostra também que entre as equipas em prova na Liga dos Campeões, é o Newcastle United aquela que apresenta um estilo de jogo mais direto.

Também apresentadas pelo estudo são as variáveis que deram origem a estas conclusões, como o número de sprints de cada equipa em posse de bola por cada 90 minutos odne, uma vez mais, a liderança pertence ao Farense, seguido dos ingleses do Everton e do Wolverhampton.