"O desespero invadiu a actual Direcção e o comunicado de ontem (quarta-feira) é um reflexo disso. Existe uma falta de projecto desportivo e de rumo por parte da actual Direcção", disse o ex-candidato em declarações à Agência Lusa.

"A culpa foi terem comprado o apoio" do ex-treinador Domingos Paciência antes do acto eleitoral de 2008, disse João Francisco Campos, acrescentando que depois a Direcção academista "enganou" o técnico "com uma coisa, quando ele queria outra".

"Mesmo assim, chegou ao final da última época em sétimo lugar. Imaginem se lhe tivessem dado aquilo que ele queria. Ele próprio, em entrevista a alguns jornais, disse sentir-se enganado", disse.

Em relação ao momento presente, o ex-candidato acha que existe um problema financeiro grave que impede que a Académica traga alguém (um treinador) que tire o clube da difícil situação em que se encontra (último lugar da tabela classificativa, com um quarto do campeonato decorrido).

"O caos financeiro condiciona tudo isto. Não há dinheiro para contratar ninguém. Os dois meses em atraso da época passada aos jogadores profissionais já foram pagas com dinheiro do orçamento desta época, isto para não falar dos elementos da formação", acrescentou.

João Francisco Campos lembrou que na época passada houve um encaixe financeiro de cerca de 1,5 milhões de euros com a venda do defesa Kaká para os alemães do Hertha de Berlim e, neste ano, não houve qualquer entrada de receita extraordinária.

Para somar a tudo isto, "os sócios afastaram-se e deixaram de acreditar na actual Direcção", concluiu, exemplificando com o número reduzido de espectadores (o maior número foi com o Sporting com cerca de nove mil espectadores e de cerca de quatro mil com o Belenenses, nos restantes jogos, ficaram-se pelos dois mil) e a redução nas vendas dos bilhetes de época.

A agência Lusa tentou falar com o presidente e com o vice-presidente para a área financeira, Luís Godinho, para obter uma reacção, mas sem sucesso.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.