O treinador do Sporting de Braga disse hoje que, mais importante que a experiência na luta pelo terceiro lugar da I Liga de futebol, é a determinação e a ambição da equipa.

Mossoró defendeu quarta-feira que esse fator será decisivo na luta com o Paços de Ferreira pela conquista da última vaga que pode dar acesso à Liga dos Campeões, mas José Peseiro, apesar de concordar que pode ser importante, notou que «a experiência não ganha jogos».

«Não nos podemos agarrar ao passado, temos jogadores com experiência, mas mais importante é que a equipa coloque tudo em campo, porque a experiência não ganha jogos. Para alcançarmos o nosso objetivo é essencial a determinação, entrega, ambição e coesão da equipa. Temos que estar focados totalmente no jogo», frisou.

O Braga regressou ao terceiro lugar na última jornada, tendo agora um ponto de vantagem sobre o Paços de Ferreira, mas o técnico quer a equipa a jogar «com o mesmo envolvimento emocional dos últimos jogos, que surtiu efeito, com a lógica de que todos os jogos são finais».

Nos últimos três jogos, dois do campeonato e um da Taça da Liga, a equipa não sofreu golos, fragilidade maior que tinha sido identificada por José Peseiro.

«Neste momento somos uma equipa mais pragmática e realista, com menos posse de bola, mas menos exposta. Esta postura não significa que eu tenha alterado a minha forma de ver o futebol, só que há contextos que nos levam a optar por este caminho», disse.

Sexta-feira, os bracarenses fazem uma curta viagem até Barcelos para defrontar um "aflito" Gil Vicente, que está a apenas três pontos do último classificado e a dois dos lugares de despromoção, mas José Peseiro disse esperar dificuldades.

«O adversário também quer vencer porque necessita de fazer pontos. Vem de uma derrota pesada [5-0 com o Benfica], mas nunca sabemos como o adversário vai reagir» a um desaire desses, disse.

O técnico tem dificuldades para definir o eixo da defesa, com as ausências certas de Douglão, Nuno André Coelho, Haas e Sasso, por lesão, e do médio Custódio, que tem sido alternativa como central em alguns jogos, devido a castigo.

A adensar o problema, Paulo Vinícius está em dúvida e fará um teste derradeiro no treino ligeiro que o plantel vai realizar na manhã de sexta-feira.
Sporting de Braga, terceiro classificado, com 40 pontos, e Gil Vicente, 13.º, com 19, defrontam-se na sexta-feira, no Estádio Cidade de Barcelos, às 20h00, jogo que será arbitrado por Carlos Xistra, de Castelo Branco.