A expulsão de André Simões no duelo entre Moreirense e Benfica do último sábado foi amplamente discutida após a partida, já que foi a partir desse momento que os "encarnados" vincaram de forma clara a sua superioridade, acabando por vencer por 3-1.

Sem ser possível estabelecer uma relação direta entre a vantagem numérica em campo e os golos apontados depois desse momento, certo é que o resultado acabou por sorrir ao Benfica. Um levantamento recente do zerozero permite analisar quantos jogadores foram expulsos frente ao Benfica na atual temporada e com que resultado as partidas em questão terminaram.

Esta foi a 12ª expulsão de jogadores adversários do Benfica na atual temporada, e 11ª em competições nacionais. Sendo que o emblema da Luz já disputou 36 jogos oficiais, entre todas as competições oficiais, significa isto que terminou as partidas em vantagem numérica em 33% das ocasiões. Olhando apenas para as competições domésticas, no entanto, o número é ligeiramente superior: 37%.

Passando a olhar para as mudanças nos resultados após o momento das expulsões, constatamos que apenas em 5 destes 12 casos o resultado da partida em questão acabou por ser mais benéfico para os "encarnados" do que antes da expulsão - passando de uma derrota para um empate ou vitória ou de um empate para uma vitória. 42% é, portanto, a percentagem de vezes em que a expulsão de um jogador adversário permitiu ao Benfica alterar um resultado a seu favor.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.