O Famalicão imitou o resultado somado horas antes pelo Rio Ave, rival na luta pelo quinto lugar e pela presença nas pré-eliminatórias da Liga Europa 2020/21, ao empatar 2-2 na receção ao Boavista. Os famalicenses arrumavam a questão com uma vitória, saíram para o intervalo a vencer por 2-0, mas sofreram dois golos na segunda parte e a decisão da última vaga europeia da I Liga fica adiada para a última jornada.

Tudo parecia bem encaminhado ao fim de 45 minutos. Motivado pela notícia do empate do Rio Ave frente ao Santa Clara pouco antes, o Famalicão entrou com tudo, criou várias ocasiões de golo e marcou cedo, aos nove minutos, num fantástico cabeceamento de Toni Martínez. Na sequência de um canto, Martínez cabeceou de forma colocada, sem hipótese para Helton Leite, que já tinha produzido duas grandes defesas em lances anteriores.

O conjunto da casa não tirou o pé do acelerador e, perto do intervalo, de penálti, Fábio Martins elevou para 2-0, depois de o árbitro, alertado pelo VAR, assinalar grande penalidade a castigar mão de Lucas dentro da grande área do Boavista.

Já se ouvia alguma festa por parte dos adeptos fora do estádio, mas tudo iria mudar no segundo tempo. O Boavista entrou com outra atitude e reduziu por Cassiano à passagem da hora de jogo. Servido por Paulinho, Cassiano libertou-se de Riccieli, correu para a baliza e, na cara de Vaná, reduziu a desvantagem para 2-1.

O empate chegou aos 72 minutos, em mais um penálti, desta feita convertido por Bueno, que pouco antes tinha enviado uma bola ao poste.

O Famalicão reagrupou-se, voltou a partir com tudo para a frente e por várias vezes ficou perto do 3-2 que lhe garantiria, desde já, um lugar na Liga Europa, mas não só deixou de ter hipóteses matemáticas de chegar, ainda, ao quarto lugar, como vai ter de esperar até à derradeira jornada para carimbar esse passaporte europeu. Os famalicenses, porém, só dependem de si: uma vitória na visita ao Marítimo garante o quinto lugar, mas até uma derrota pode chegar, se o Rio Ave não vencer na deslocação ao terreno do...Boavista.

O conjunto 'axadrezado', por seu lado, chegou aos 39 pontos e é 11.º na tabela.

VEJA O RESUMO DO ENCONTRO

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.