O Famalicão arrancou a I Liga de futebol 2023/24 com o objetivo de consolidar o trabalho desenvolvido na época transata e com ambição em alcançar um lugar que lhe permita disputar as competições europeias dentro de um ano.

Até ao momento, o Famalicão reforçou a equipa com sete jogadores e adquiriu três atletas que estiveram emprestados na época passada - Otávio, Francisco Moura e Dobre.

Por outro lado, o técnico João Pedro Sousa viu sair oito nomes: Diogo Queirós (Farul Constanta), Ivo Rodrigues (Al Khaleej), Pelé (fim de empréstimo do Mónaco), Denilson Jr. (Avaí), Heriberto Tavares (Estoril), Rui Fonte (Paços de Ferreira), Alexandre Penetra (AZ Alkmaar) e Pedro Brazão (Bodrumspor).

Especial Arranque da I  Liga 2023/24: análise às equipas, os grandes reforços, as principais saídas

Mirko Topic (Vojvodina), Justin de Haas (NK Lokomotiva), Henrique Araújo (emprestado pelo Benfica), Otso Liimatta (AC Oulu), Tom Lacoux (cedido pelo Bordéus), Nathan (emprestado pelo Santos) e Óscar Aranda (Real Madrid) são as ‘caras’ novas do grupo famalicense.

Neste defeso, o Famalicão já conseguiu um encaixe financeiro significativo, se se tiver em conta a transferência de Alexandre Penetra para o AZ Alkmaar. No entanto, existem ainda outros nomes que têm sido cobiçados e, muito provavelmente, também vão sair, como é o caso de Iván Jaime, outra das referências da última temporada.

Para além disso, o Famalicão vai manter a aposta ‘dentro de portas’, depois de uma época em que os juniores conquistaram o campeonato nacional, ganhando direito à presença na UEFA Youth League, e a equipa sub-23 terminou no segundo lugar da Liga Revelação.

Entretanto, o Estádio Municipal de Famalicão foi alvo de várias intervenções, entre as quais a implementação de um novo relvado. Assim, o novo tapete tem também um novo sistema de rega, compatível com as instruções instituídas pela UEFA, bem como drenagem e uma camada de suporte da relva.

Para além disso, a novidade para a temporada é o centro de treinos que servirá de apoio para a equipa principal. Nesta nova época, este passou a ser o ‘quartel-general’ do plantel orientado por João Pedro Sousa.

O Famalicão iniciou o campeonato vencendo no terreno do Sporting de Braga, no Estádio Municipal de Braga, por 2-1, com reviravolta.