O início do jogo de futebol entre Famalicão e Sporting foi adiado em uma hora, para as 19h00, devido à falta de agentes da PSP, informou hoje a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).

“A Liga Portugal informa que, devido a dificuldades de policiamento que lhe são alheias, o início do jogo entre FC Famalicão e Sporting, referente à jornada 20 da I Liga portuguesa, está previsto para as 19:00”, refere o comunicado da entidade que tutela o principal campeonato português.

As bancadas do Estádio Municipal de Famalicão continuam vazias a menos de 30 minutos do horário inicialmente previsto para o início do encontro da 20.ª jornada da I Liga portuguesa, as 18h00, já que a entrada de espetadores nos estádios de futebol exige a supervisão das forças de segurança.

Apesar de referir que é “alheia aos motivos que levaram ao atraso no início do jogo”, a LPFP diz-se “intransigente na defesa das garantias de segurança nas partidas das competições por si organizadas, de forma a assegurar a proteção de adeptos e intervenientes”, apesar de lamentar “o transtorno causado às equipas e adeptos”.

A LPFP e os dirigentes dos dois clubes já se reuniram, com fonte do emblema famalicense a adiantar à Lusa que existe a possibilidade de o jogo ser adiado.

A falta de agentes da PSP para supervisionar o jogo entre minhotos e ‘leões’ dá-se após protestos das forças de segurança em Lisboa e no Porto, relacionados com a atribuição do suplemento de missão.

A GNR e a PSP tem estado em protesto nas últimas semanas em Lisboa e no Porto, relacionados com a atribuição do suplemento de missão, o que tem influência no número de agentes disponíveis. Neste momento, não há efeito policial suficiente para garantir a segurança no encontro.

Elementos do Sporting e do Famalicão reuniram-se com a organização da Liga de Clubes para se perceber se havia condições para realizar a partida hoje, mesmo que noutro horário, ou se seria preciso adiar a mesma.

De acordo com o jornal ABola, muitos dos agentes destacados para o jogo puseram baixa médica, em forma de protesto. Foram  deslocados agentes do Porto para Famalicão. O jogo deverá começar às 19h00, uma hora depois do previsto.

* Notícia atualizada às 17h55