O centenário do Estádio de São Luís vai ser assinalado pelo Farense na sexta-feira, prolongando-se até 2024 com uma exposição e um livro sobre a história do clube da I Liga portuguesa de futebol.

O Santo Stadium, denominação inicial do estádio, foi inaugurado oficialmente em 01 de dezembro de 1923, com a realização do jogo Farense-Sport Lisboa e Faro (4-1).

O recinto foi idealizado pelo empresário farense Manuel Silvestre Mendonça dos Santos, que havia feito fortuna nos Estados Unidos e, após o regresso à terra natal, adquiriu um terreno nos arrabaldes da cidade para construir um espaço para futebol e outros eventos.

Ao longo destes 100 anos, o Estádio de São Luís tornou-se a casa do Farense no escalão principal, recebeu quatro jogos da seleção portuguesa e partidas do Mundial de sub-20 de 1991, conquistado por Portugal, além dos concertos de Roxy Music, Dire Straits e Luciano Pavarotti, entre outros.

Na sexta-feira, às 12:00 horas, a efeméride será assinalada com o descerramento de uma placa comemorativa dos 100 anos, que homenageia Manuel dos Santos.

No sábado, durante o intervalo do jogo entre Farense e Vitória de Guimarães (15:30), da 12.ª jornada da Liga, será homenageado Pedro Benje, antigo guarda-redes que representou os algarvios no primeiro escalão na década de 70 do século passado.

Em 01 de abril de 2024, data do 114.º aniversário do clube, será inaugurada, no Palácio Belmarço, uma exposição sobre o centenário do Estádio de São Luís.

Trata-se de uma ideia do sócio e dirigente Pedro Gonçalves, vencedora da última edição do Orçamento Participativo de Faro, o que garantiu um apoio municipal de 30 mil euros para a sua realização.

Também durante o ano de 2024 será lançado um livro sobre a história do emblema de Faro.

Após 11 jornadas, o Farense ocupa o oitavo lugar da I Liga, com 16 pontos.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.