O FC Porto desloca-se hoje ao estádio do Bonfim para defrontar o Vitória de Setúbal, em jogo de abertura da 12.ª jornada da I Liga de futebol, que será dirigido pelo árbitro Pedro Proença, a partir das 20h15.

O campeão nacional está “obrigado” a ultrapassar este teste, sob pena de deixar fugir o Benfica, com o qual partilha a liderança com 29 pontos, e que recebe em casa o Marítimo, no sábado.

A equipa portista é favorita na visita a um estádio onde não perde há quase 30 anos, desde 27 de fevereiro de 1983, quando era dirigida por José Maria Pedroto, e perante uma equipa que soma apenas dois triunfos no campeonato.

No total dos 64 jogos no Bonfim, o FC Porto soma 33 vitórias, 15 empates e 16 derrotas, o que traduz a enorme superioridade dos "dragões".

Na equipa portista, destaque para o regresso do “trinco” Fernando, que recuperou da lesão que o impediu de dar o seu contributo à equipa frente ao Moreirense, na jornada anterior, e está entre os 18 convocados pelo treinador Vítor Pereira.

O médio Castro também regressa ao lote dos eleitos, depois de ter cumprido um jogo de castigo pela expulsão em Moreira de Cónegos, lote esse do qual saíram os jovens Kelvin e Iturbe.

Na equipa sadina, 11.ª classificada com 11 pontos, realce para os regressos de Danilo, que não foi convocado na última partida por opção do técnico José Mota, e de Jorge Luís e Jorge Tavares, depois de cumprirem um jogo de suspensão.

A chamada deste trio veio preencher as vagas abertas por Ricardo Silva, que recupera de um traumatismo e é a principal baixa, José Pedro e Kiko, que não integram o lote de convocados para defrontar o campeão nacional.