O FC Porto anunciou hoje a contratação do guarda-redes turco Sinan Bolat, proveniente do Standard de Liège (Bélgica), que assinou com o tricampeão nacional de futebol um contrato com a duração de cinco temporadas, até junho de 2018.

O mais recente reforço dos “dragões” é internacional pela seleção da Turquia, embora usufrua, também, da nacionalidade belga, e tem 24 anos e 1,90 metro de estatura, segundo informações na página oficial do FC Porto na internet.

Sinan Bolat iniciou a carreira como sénior no Genk, da Bélgica, estreando-se no principal campeonato daquele país em 2005, com apenas 17 anos, tendo-se transferido para o Standard de Liège no final de 2008/09, onde alinhou em 120 jogos e sofreu 126 golos.

O guarda-redes, que hoje já trabalhou com o restante plantel portista, no centro de treinos do Olival (Gaia), estreou-se nas competições europeias a 26 de fevereiro de 2009, num jogo frente ao Sporting de Braga, a contar para a extinta Taça UEFA, que viria a dar origem à atual Liga Europa.

Curiosamente, Sinan Bolat foi o primeiro guarda-redes da história da Liga dos Campeões a marcar um golo em lance de “bola corrida”, a 09 de dezembro de 2009, no empate (1-1) entre o Standard de Liège e o AZ Alkmaar.

O guardião turco é o 10.º reforço dos portistas para a temporada que se avizinha, depois de Tiago Rodrigues e Ricardo (ex-Vitória de Guimarães), Diego Reyes (ex-América), Herrera (ex-Pachuca), Josué (ex-Paços de Ferreira), Carlos Eduardo e Licá (ex-Estoril), Ghilas (ex-Moreirense) e Quintero (ex-Pescara).

Sinan Bolat junta-se a Helton, Fabiano e Kadú no lote de guarda-redes às ordens do treinador Paulo Fonseca.