Um protocolo de cooperação desportiva entre a Academia de Futebol de Angola (AFA) e o FC Porto (Portugal) será assinado sábado, em Luanda, visando a formação e projeção de talentos e técnicos do país.

Para o efeito, segundo o administrador geral da AFA, José Luís Garrido, em declarações à Angop, o convénio a ser rubricado na presença do presidente do FC Porto, Pinto da Costa, prevê a colaboração no plano estratégico de desenvolvimento delineado pela parte angolana.

Acrescentou que, fiel a esse compromisso, ratifica-se o protocolo de cooperação, tendo como fim único a profissionalização dos jovens talentos a nível internacional.

Constam ainda do vínculo, formalizado em outubro último, em Portugal, a colaboração do clube luso nas intenções da AFA a concretizar-se em períodos de formação e estágios de atletas e treinadores na Academia do Porto, a indicação das equipas da parte angolana aos principais torneios europeus e deslocação periódica de técnicos do Porto, para formação e acompanhamento da evolução dos desportistas angolanos.

Os trâmites do acordo estabelecem uma relação de exclusividade entre a academia e o FC Porto, parceria única da AFA em Portugal, sendo que o protocolo consolida o projeto de intervenção de forma ativa no progresso do futebol nacional.

A Academia é uma escola de talentos que pretende criar “riqueza” futebolística para o desporto nacional, com infraestruturas que propiciam a formação numa perspetiva integrada e objetiva.

Ainda no âmbito da consolidação da parceria, o dirigente portista, com chegada prevista para quarta-feira, participará no primeiro fórum da AFA de Liderança Desportiva, com o tema “Formação do Atleta na Perspetiva de 4 Escolas (angolana, portuguesa, brasileira e espanhola) ”, a ter lugar sexta-feira, em Luanda.

O programa também reserva, para sábado, partidas amigáveis de futebol entre as equipas da AFA e do Porto em sub-10 e sub-15, respetivamente, nos campos da Academia. A AFA foi inaugurada a 30 de agosto de 2013.