
O Benfica vai domingo tentar no Dragão manter ou até fugir na liderança da I Liga de futebol, num ‘clássico’ da 28.ª jornada em que o FC Porto e, sobretudo o seu treinador, procuram reconquistar os adeptos.
Os dois históricos do futebol português vão entrar em campo a viver momentos bem distintos, com os ‘encarnados’ a terem reais possibilidades de chegar ao título, enquanto os ‘dragões’ já estão arredados desse objetivo, restando apenas tentar ‘limpar’ a imagem ‘cinzenta’ que deixaram toda a temporada.
Benfica chega a esta fase com 65 pontos e em igualdade com o Sporting no topo da I Liga, numa ‘maratona’ até final que promete ser emocionante, com um eventual triunfo no Estádio do Dragão a oferecer ainda mais motivação à equipa de Bruno Lage.
Já o FC Porto soma menos nove pontos (56), empatado com o Sporting de Braga no terceiro posto, e uma vitória mantém alguma réstia de esperança de ainda poder regressar à Liga das Campeões na próxima época, algo que mesmo assim parece muito improvável.
Na casa de um rival histórico, o Benfica vai tentar somar a nona vitória seguida no campeonato, esperando depois que, na segunda-feira, no fecho da ronda, o Sporting ‘escorregue’ na receção ao Sporting de Braga, no que também promete ser um teste complicado para os atuais campeões nacionais.
Do lado da formação de Bruno Lage, Tomas Araújo está lesionado, abrindo assim uma vaga no lado direito da defesa, com Bah, que também atua nessa posição, a estar igualmente fora até final da temporada.
Isto significa que o treinador ‘encarnado’ vai ter de ser ‘criativo’ para solucionar este problema, podendo apostar no sueco Dahl, que mesmo sendo esquerdino fez essa posição frente ao Farense, ou adaptar o norueguês Aursnes, ‘famoso’ pela sua polivalência.
Na última época, o Benfica saiu do Dragão com uma pesada goleada (5-0), ainda com Roger Schmidt no comando, mas, em 2022/23, em época de título, venceu por 1-0, com um golo de Rafa.
Já esta temporada, nova goleada no clássico, mas desta vez com o FC Porto a perder 4-1 no Estádio do Luz, ainda antes Vítor Bruno sair e dar lugar a Martín Anselmi.
A nível de títulos, os ‘dragões’ já estão fora de todas as provas, mas o duelo com o Benfica poderá ter um peso bem grande no futuro do treinador argentino, que ainda não conseguiu convencer os adeptos.
Depois do 1-1 com o Sporting, no Dragão, e a derrota em Braga (1-0), Anselmi tem nova oportunidade para mostrar que é o homem certo para repor o FC Porto no topo do futebol nacional na próxima temporada, numa partida que o presidente André Villas-Boas, devido ao atual cenário, assumiu como o “jogo da época”.
Para isso, Anselmi precisa e muito do regresso de Samu à boa forma, já que o avançado espanhol fez uma excelente primeira volta, mas leva apenas dois golos marcados na I Liga em 2025.
O ‘clássico’ está agendado para as 20:30 e terá arbitragem de João Pinheiro, da Associação de Futebol de Braga.
Comentários