Se a estatística valesse pontos, o FC Porto seria líder destacado da Primeira Liga, de acordo com Rasmus Ankersen. O dinamarquês, presidente do Midtjylland e co-fundador da 21st club, empresa especializada em estatística desportiva, analisou os desempenhos das equipas portugueses debaixo da fria luz dos números.

Segundo explicou Ankersen, o cálculo baseia-se numa fórmula que inclui, entre outros dados, "eficácia de remates, criação de oportunidades de golo ou bolas enviadas para a área contrária". Nesta "Performance League", o FC Porto é lider com 1,86 pontos, seguindo-se o Benfica com 1,44.

Com base nesta fórmula, o Sporting tem sido a terceira melhor equipa, com 1,26 pontos, seguindo-se SC Braga (0,53), V. Guimarães (0,25), Estoril (0,23), Paços de Ferreira (0,12), Rio Ave (0,02), Marítimo (0,0) e Nacional (-0,04).

"É um modelo matemático onde entram todos os dados de um jogo. Baseado nesses dados, o que nós dizemos é que determinada equipa teria determinado número de pontos, se os pontos refletissem com exatidão o que se passa no campo. Baseado nos desempenhos, o FC Porto tem estado melhor do que o Benfica", explicou ainda Ankersen.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.