A época desportiva 2021/2022 arrancou com as fases a eliminar da Taça da Liga e com a Supertaça, conquistada pelo Sporting diante do SC Braga.

Antes, os clubes estiveram a afinar a estratégia para a nova época, com muitos jogos amigáveis pelo meio, onde foi possível testar soluções.

Fazendo um balanço da pré-época entre os três crónicos candidatos ao título, vemos que o FC Porto e o Sporting fizeram nove jogos e os mesmos resultados, o Benfica realizou menos um encontro e foi a equipa com resultados menos positivos.

FC Porto e Sporting com os mesmos resultados, Dragões melhores na diferença de golos

O campeão Sporting e o vice-campeão FC Porto terminaram a pré-temporada invictos, com oito vitórias e um empate nos jogos realizados. No total, os Dragões marcaram 32 golos e sofreram 10, o Sporting fez 30 golos e encaixou 11.

Os Leões foram os primeiros a dar início à nova época, com uma vitória por 8-3 sobre o Sporting B, a 30 de junho, uma semana antes do primeiro encontro do FC Porto (2-0 ao Vitória de Guimarães B).

Os campeões nacionais fizeram os testes mais complicados, com uma vitória frente ao Casa Pia, da Segunda Liga (2-1) e três triunfos diante de emblemas que serão seus adversários esta época na I Liga: Belenenses SAD (1-0 e 2-1) e Estoril-Praia (3-1). Destaque para o empate com o Portimonense (2-2) e a goleada (7-1) sobre os sub-23 do Portimonense.

Já o FC Porto só teve um jogo com uma equipa do escalão maior do futebol português: 3-1 ao Moreirense. Os Dragões bateram o Académico de Viseu (3-2) e a Académica de Coimbra (3-1), da Segunda Liga, o Anadia e o Anadia (6-0) e o Vitória de Guimarães (2-0) da Liga 3, e o Louletano (6-1) do Campeonato de Portugal.

Entre os 'três grandes', o Benfica foi quem conseguiu resultados menos animadores: cinco vitórias, dois empates e uma derrota nos oito jogos realizados, apenas 11 golos marcados e seis sofridos.

Curiosamente, a única derrota foi frente a equipa B dos Encarnados, no primeiro teste de pré-época (1-0). Nas cinco vitórias alcançadas, três foram diante de equipas da Segunda Liga: SC Covilhã (2-0), Farense (3-2) e Casa Pia (2-1). O único jogo diante de um emblema da Primeira Liga terminou empatado (0-0 com Belenenses SAD). Destaque ainda para o triunfo diante do Almeria (2-1).

Contra os gauleses, marchar, marchar

Benfica, Sporting e FC Porto aproveitaram a pré-época para fazer vários jogos com emblemas franceses. O campeão Lille mediu forças com o Benfica e FC Porto e perdeu com os Dragões por 2-0 e com os Encarnados por 1-0. O Angers saiu derrotado (2-0) no duelo com os campeões nacionais. O Lyon teve a mesma sorte: defrontou o Sporting no Troféu Cinco Violinos e perdeu por 3-2. Mais tarde foi batido pelo FC Porto por 5-3 na apresentação do plantel dos azuis e brancos.

O Benfica empatou 1-1 com o Marselha.

Sporting ganha primeiro troféu da época, Benfica à procura dos milhões

A nível oficial, o Sporting o primeiro a entrar em ação, com a conquista da Supertaça de Portugal diante do SC Braga (2-1) no passado sábado em Aveiro. Na primeira ronda da I Liga, os campeões nacionais arrancam a defesa do título em casa, recebendo o primodivisionário Vizela, encontro marcado para as 20h15 do dia 06 de agosto.

O Benfica dá os primeiros passos rumo à fase de grupos da Liga dos Campeões esta quarta-feira, na Rússia, quando defrontar o Spartak Moscovo, na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Após o encontro com os russos, os Encarnados abrem a nova época a nível interno com uma deslocação ao terreno do Moreirense, no dia 07 de agosto, às 18h00.

Entre os candidatos ao título, o FC Porto é o último a entrar em ação a nível oficial. A equipa de Sérgio Conceição recebe o Belenenses SAD no dia 08 de agosto, às 18h00.

Benfica, FC Porto e Sporting entraram diretamente na fase de grupos da Taça da Liga, tal como o SC Braga. Paços de Ferreira, Famalicão, Santa Clara, Vitória de Guimarães, Boavista (I Liga), SC Covilhã, Rio Ave e Penafiel (II Liga) também estão na prova.

A nível europeu, o campeão Sporting e o vice-campeão FC Porto já estão na fase de grupos da Liga dos Campeões. O Benfica também quer lá estar, mas terá de afastar o Spartak Moscovo, de Rui Vitória e depois o vencedor do PSV Eindhoven - Midtjylland.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.

Ajude-nos a melhorar o SAPO Desporto