FC Porto, Benfica e SC Braga juntaram-se a Sporting, Federação Portuguesa de Futebol e Liga no envio de condolências à família de Jorge Sampaio depois do falecimento do ex-Presidente da República.

Os portistas recordaram a entrega do Dragão de Honra a Jorge Sampaio, em maio de 1999, com uma imagem do ex-Presidente com Pinto da Costa na altura da entrega do galardão.

“O FC Porto lamenta o falecimento de Jorge Sampaio, antigo Presidente da República durante uma década, entre 1996 e 2006. (...) Durante quase 30 anos, Jorge Sampaio desempenhou os mais importantes cargos políticos em Portugal. Em 1999, foi distinguido pelo FC Porto com o Dragão de Honra”, observou o clube portuense.

O FC Porto, em comunicado publicado no sítio oficial na Internet, dirigiu “as mais sentidas condolências” à família de Jorge Sampaio, “em particular a Maria José Ritta, uma grande portista galardoada com o Dragão de Honra em 1998”.

O Benfica lamentou a morte de Jorge Sampaio, aos 81 anos, “um homem que dedicou a sua vida à defesa intransigente da democracia e ao estabelecimento de uma sociedade mais justa”.

“O desporto foi um dos múltiplos setores beneficiários da vasta obra de Jorge Sampaio, quer como autarca, na relação com os clubes sediados em Lisboa, quer como advogado, a sua profissão, na criação do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol”, assinalou o clube lisboeta.

Em comunicado publicado no sítio oficial na Internet, o Benfica considerou “da mais elementar justiça” o reconhecimento e o elogio ao “legado de Jorge Sampaio”, defendendo que, “por tudo o que deu ao país, jamais será esquecido”.

Também o SC Braga enviou as condolências à família através de uma publicação nas redes sociais: "Até sempre, Jorge Sampaio!".

Jorge Sampaio, que foi Presidente da República durante dois mandatos, entre 1996 e 2006, morreu hoje, no Hospital de Santa Cruz, em Lisboa, onde estava internado desde 27 de agosto, devido a dificuldades respiratórias.

Após a passagem por Belém, foi nomeado em 2006 pelo secretário-geral da ONU enviado especial para a Luta contra a tuberculose e, entre 2007 e 2013, foi alto representante da ONU para a Aliança das Civilizações. Atualmente, presidia à Plataforma Global para os Estudantes Sírios, fundada por si em 2013.

Jorge Sampaio foi secretário-geral do PS entre 1989 e 1991, tendo liderado a Câmara Municipal de Lisboa entre 1990 e 1995.

*Artigo atualizado às 15h16 com a reação do Benfica.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.