O líder FC Porto terá no domingo uma difícil deslocação ao terreno do Sporting de Braga, vice-campeão, numa 19.ª jornada da Liga portuguesa de futebol em que o campeão Benfica recebe o Vitória de Guimarães.

Apesar de estar a fazer uma temporada abaixo das expectativas, o Sporting de Braga será, em teoria, um duro teste a um FC Porto que aparenta estar em quebra de forma.

Contudo, os “dragões” ainda não perderam qualquer encontro na Liga portuguesa e somam sete triunfos consecutivos na prova, a sua melhor série da temporada.

Para o encontro de Braga, mantém-se a dúvida sobre a utilização do avançado colombiano Falcao, que não joga desde o triunfo sobre a Naval 1.º de Maio, a 16 de Janeiro.

Em dúvida está o lateral Sapunaru, que foi dispensado da selecção romena, enquanto Álvaro Pereira e Emídio Rafael continuam de fora.

O treinador do Sporting de Braga, Domingos Paciência, tem mais problemas para constituir a equipa, pois tem muitos jogadores lesionados, como Elderson, Vandinho, Custódio, Ukra, Paulo César e Lima.

Na última visita a Braga, o FC Porto perdeu por 1-0, num estádio que visita pela 45.ª vez em jogos do campeonato, tendo vencido 29 vezes e perdido 13.

Com 15 triunfos consecutivos nas competições internas, o Benfica está a atravessar o melhor momento da temporada, recebendo no domingo o Vitória de Guimarães, a quem venceu apenas uma vez nos últimos quatro confrontos.

Esta temporada, o Benfica perdeu em Guimarães, por 2-1, enquanto em 2009/10, as “águias” venceram em casa para a Liga, mas foram eliminadas da Taça de Portugal na Luz.

O treinador do Benfica, Jorge Jesus, continua sem poder contar com Ruben Amorim, restando dúvidas sobre a utilização de César Peixoto. O lateral Fábio Coentrão, o central Luisão e o extremo Salvio estão em risco de falharem o “derby” com o Sporting, na próxima ronda, caso vejam um amarelo.

No sábado, o Sporting visita o Olhanense, no primeiro encontro sem o avançado Liedson e sem Costinha, que foi demitido do cargo de director para o futebol.

Vindos de um empate caseiro com a “lanterna vermelha” Naval 1.º de Maio (3-3), os “leões” visitam o conjunto algarvio, que conseguiu um nulo em Alvalade na primeira volta. Apesar do empate na primeira volta, o Olhanense, sétimo classificado, apenas venceu por uma vez os “leões”, terceiros, em 33 jogos para o campeonato, na longínqua época de 1974/75.

Em risco para o confronto com o Benfica estão dois laterais, o brasileiro Evaldo e o internacional português João Pereira.

Na luta pela Europa, o Nacional da Madeira, sexto classificado, recebe no sábado a União de Leiria, oitava, com apenas um ponto de avanço.

No domingo, os “tranquilos” Paços de Ferreira, 10.º, e Marítimo, 12.º, defrontam-se na Mata Real, enquanto a última classificada Naval 1.º de Maio defronta a Académica, 11.ª.

No outro encontro do dia, o Rio Ave, 14.º, recebe o Portimonense, penúltimo, e pode deixar o clube algarvio a sete pontos.

A ronda termina na segunda-feira, com o Beira-Mar, que se pode aproximar dos lugares europeus, a jogar com o Vitória de Setúbal, que está sete pontos acima da zona de despromoção.

Programa da 19.ª jornada:

- sábado, 12 Fev:
Nacional - União de Leiria, 19:15 (Sport TV).
Olhanense – Sporting, 21:15 (Sport TV).

- domingo, 13 Fev:
Paços de Ferreira - Marítimo, 16:00.
Naval 1.º de Maio – Académica, 16:00.
Rio Ave - Portimonense, 16:00.
Benfica – Vitória de Guimarães, 18:15 (TVI).
Sporting de Braga – FC Porto, 20:15 (Sport TV).

- segunda-feira, 14 Fev:
Beira-Mar - Vitória de Setúbal, 20:15 (Sport TV).