O FC Porto iniciou os trabalhos para a nova época esta segunda-feira com muitas incógnitas no plantel, mas uma certeza: o título de campeão é obrigatório, depois de quatros anos de ´seca` no Dragão.
O ´leme` volta a ser entregue a um homem da casa, mas com perfil diferente, depois de Nuno Espírito Santo ter falhado. Sérgio Conceição chega do Nantes de França onde fez um excelente trabalho, com a obrigação de colocar o clube na rota dos títulos. Os azuis-e-brancos apenas conquistaram uma Supertaça de Portugal nas derradeiras quatro épocas, sendo que nesse período ficou patente a falta de estabilidade. Ao todo, foram sete os técnicos que estiveram à frente da equipa principal nestas últimas quatro temporadas.
Restrições financeiras limitam preparação
Mas nada será fácil para Sérgio Conceição. O clube vive uma situação financeira complicada, onde tem de ser muito rigoroso para poder cumprir com o fair-play financeiro da UEFA. Obrigado a fazer encaixes financeiros para cumprir com as obrigações assumidas com o órgão que rege o futebol europeu, os ´dragões` encaixaram 53,9 milhões de euros com as vendas de passes de jogadores, valor esse que será aumentado quando se juntar os 18 milhões que o clube deverá receber pela saída de Rúben Neves. Ao todo saíram oito jogadores, o que ajuda a aliviar a folha salarial. Até ao final de agosto, mais jogadores poderão deixar o Dragão.
É nas entradas que se tem registado algo inédito: o FC Porto iniciou os trabalhos para a nova época sem contratar qualquer jogador, algo que nunca aconteceu desde a criação da SAD azul-e-branca, em 1997. Devido as restrições financeiras, o clube vê-se obrigado a apostar nos jogadores que regressaram de empréstimo e que muito deram nas vistas, como foram os casos de Ricardo Pereira, Martins Indi, Rafa Soares, Mikel, Hernâni, Marega e Aboubakar, apesar de não ser certo que todos fiquem no plantel. A aposta passará também nos jovens vindos da equipa B.
Fechado que está o exercício da temporada 2016/17 (a 30 de junho), a SAD azul-e-branca pode finalmente fazer contratações, sendo certo que no Dragão tudo terá de ser feito com muito cuidado. Para, é urgente a contratação de um ponta-de-lança, depois das saídas de André Silva e Depoitre. É nesta posição que o clube deverá fazer o maior investimento.
Mês e meio para colocar a ´máquina`a funcionar
Neste primeiro dia, Sérgio Conceição contou com 20 jogadores. O apronto da manhã teve a presença do presidente do clube, Jorge Nuno Pinto da Costa, que esteve à conversa com Bruno Martins Indi antes do início dos trabalhos.
Sérgio Conceição tem cerca de um mês e meio para colocar a ´máquina` a funcionar, antes do início do campeonato. Garantida que está a entrada na fase de grupos da Liga dos Campeões, o novo técnico só tem de se concentrar em preparar bem a equipa, física e taticamente, para o início da nova época.
No Olival, Sérgio Conceição vai lançar as bases para o novo FC Porto, pelo menos até dia 15 de julho. Depois os ´dragões` seguem para o México ontem têm agendado dois encontros para a Taça Tecate: Cruz Azul (dia 17) e o Chivas Guadalajara (dia 19).
Já em Portugal, o FC Porto volta a fazer dois testes, com o Vitória, em Guimarães, a 23 deste mês, antes de um estágio de seis dias no Algarve, que contempla um particular com o Portimonense, dia 27, no Estádio Algarve.
A apresentação aos sócios está agendada para o dia 31 de julho, no Dragão, frente ao Deportivo da Corunha.
Comentários