O FC Porto pode estabelecer este ano um novo recorde de valores recebidos em transferências de jogadores este ano.

De acordo com as contas feitas pelo diário DN, os azuis-e-brancos já arrecadaram 84 milhões de euros, um valor superior aos 83,8 milhões recebidos em 2014. O melhor ano dos "dragões" em vendas foi em 2004, a seguir a vitória na Liga dos Campeões, ano em que o clube arrecadou 98,7 milhões.

Ainda faltam pouco mais de 40 dias para o fecho do mercado mas o FC Porto já está nos primeiros lugares da lista dos melhores vendedores. Só em dois jogadores a SAD azul-e-branca encaixou 66,5 milhões de euros: 35 pelo Jackson Martinez que foi para o Atlético Madrid e 31,5 pelo Danilo se mudou para o Real Madrid.

Além dessas vendas, é preciso contabilizar os 7,5 milhões que o FC Porto recebeu por Casemiro. O médio brasileiro estava emprestado ao FC Porto, que exerceu o direito de opção. Mas como o Real Madrid desejava o regresso do jogador, teve de pagar 7,5 milhões de euros de indemnização.

Carlos Eduardo terá rendido um valor perto dos sete milhões de euros, Kléber foi vendido por cinco milhões. Ainda há que contar com os valores recebidos pelas vendas de Quaresma, Andrés Fernandez, pelos empréstimos de Ghilas, Josué, Fabiano, Reyes e Abdoulaye Ba.

Até ao final do fecho de mercado há jogadores que ainda podem ser, a título definitivo ou por empréstimo. Alex Sandro, que só tem mais um ano de contrato, é um dos principais alvos dos "tubarões" da Europa. Mas ainda há outros nomes que podem deixar o Dragão por empréstimo, como Rúben Neves e Quintero.

Os 98,7 milhões de euros recebidos em 2004 podem ser batidos esta época.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.