O FC Porto lidera a I Liga das redes sociais, revela um estudo publicado esta sexta-feira pela IQUII, uma agência de marketing digital italiana, que analisou os dados de diversas ligas europeias, incluindo a Liga Portuguesa.

Olhando uma a uma as diversas redes, o FC Porto apenas lidera no número de seguidores no Facebook, perdendo a liderança para o Benfica no Twitter, Instagram e Youtube, contudo essa liderança revela-se suficiente para liderar o ranking da I Liga.

Ranking Geral Redes I liga
créditos: IQUII

O FC Porto soma 4,1 milhões de fãs no Facebook (1.º na I Liga), 1,2 milhões no Twitter (2.º), 1,4 milhões no Instagram (2.º) e 139 mil no Youtube (2.º), totalizando 6,8 milhões de fãs espalhados pelas redes.

O Benfica apresenta menos 200 mil que os dragões, mas lidera no Twitter (1,3 milhões), no Instagram (1,5 milhões) e no Youtube (170 mil), ficando na segunda posição no Facebook com menos 400 mil que o FC Porto (3,7 milhões).

O Sporting alcança o terceiro lugar no aglomerado e em todas as redes, com mais de 2 milhões de distância para os 'encarnados', abrindo-se depois um enorme fosso para os restantes clubes presentes na I Liga.

O SC Braga, quarto no ranking, surge com perto de 600 mil fãs.

O Portimonense destaca-se em como o clube que mais cresceu na presença online no período a que o estudo diz respeito (15 de janeiro a 17 de fevereiro), crescimento que se destaca também a nível europeu.

O clube algarvio (nas contas da SAD do clube) registou um aumento de 127,23% em pouco menos que um mês: um aumento de 126,11% no Facebook, de 88% no Twitter, 129,2% no Instagram sendo que o estudo não conta com o canal do clube no Youtube.

A equipa de Portimão foi a que mais cresceu em toda a Europa, batendo largamente o Wolverhampton, segundo no crescimento com 12,13%. O Famalicão surge também no top 10, tendo sido o nono clube europeu que mais cresceu no último mês.

Destaque ainda para os clubes da II Liga, com cinco emblemas presentes no Top 10 dos clubes que mais cresceram: Académico de Viseu (2.º - 8,93%), Mafra (4.º - 6,14%), Varzim (6.º - 5.13%), Covilhã (9.º - 3,68%) e Farense (10.º - 3,41%). O Mirandés, equipa sensação na Copa del Rey, foi a que mais cresceu no escalão secundário - 12,65%.

A nível europeu o Real Madrid é o clube com maior presença online, com 255 milhões de fãs.

Ranking Europeu
créditos: IQUII

O FC Barcelona está a curta distância dos rivais, com 254 milhões de fãs. À distância surge o Manchester United, no terceiro posto, com 133 milhões.

*Artigo corrigido ás 16h00

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.