Os dragões oficializaram esta sexta-feira a contratação do avançado cabo-verdiano de 28 anos, três depois dias do Spartak Moscovo ter confirmado o negócio no seu site oficial.

Zé Luís assinou um contrato válido por quatro épocas, até 2023. O FC Porto não mencionou os valores da transferência, mas a imprensa nacional escreve que deve rondar os 8,5 milhões de euros.

O avançado de 28 anos vai reforçar o ataque da equipa azul-e-branca. Zé Luís foi um pedido expresso de Sérgio Conceição, que vai reencontrar depois de terem trabalhado juntos em 2014/2015 no Sporting de Braga. Nessa época, apontou 11 golos em 24 jogos ao serviço dos arsenalistas.

O cabo-verdiano será assim o segundo reforço da formação portista, depois da contratação do lateral argentino Renzo Saravia.

Os ‘dragões’ lembram a carreira do avançado, que começou no Batuque, de Cabo Verde, antes de sair para os juniores do Gil Vicente, iniciando o percurso sénior ao serviço da formação gilista.

Para Zé Luís, é o regresso a Portugal, onde chegou em 2009/2010 para representar o Gil Vicente. Deu nas vistas nos gilistas, o que lhe valeu uma transferência para o SC Braga. Jogou ainda no Videoton da Hungria, por empréstimo dos minhotos, antes de rumar ao Spartak Moscovo, onde esteve durante três temporadas.

O jogador, que em Portugal venceu uma II Liga e uma Taça da Liga, e na Rússia um campeonato e uma supertaça, já se tinha despedido na terça-feira do Spartak, que anunciou então um acordo com o FC Porto para a transferência do avançado.