A sétima jornada do campeonato nacional arranca esta sexta-feira no Estádio do Dragão com a receção do FC Porto ao Portimonense. A equipa de Sérgio Conceição procura consolidar a liderança no campeonato antes de visitar Alvalade na próxima jornada enquanto que a formação comandada por Vítor Oliveira procura a primeira vitória da época fora de casa.

Para a receção ao 13º classificado do campeonato nacional, Sérgio Conceição já pode contar com Alex Telles. O lateral brasileiro recuperou de uma mialgia de esforço no adutor direito e treinou sem limitações na última sessão de preparação para o jogo. Em sentido inverso, André André continuou o tratamento à entorse do tornozelo esquerdo e está fora das opções do técnico.

Já do lado do Portimonense, Vítor Oliveira tem dois regressos e duas saídas na convocatória para o jogo no Dragão. O regresso de Lumor, após recuperar da lesão contraída ao serviço da selecção do Gana, e de Hackman, que cumpriu castigo são algumas das novidades nas escolhas do técnico dos algarvios, que no entanto não vai contar com Stanley e Theo Ryuki.

Com uma série de seis jogos consecutivos a vencer, o FC Porto de Sérgio Conceição recebe esta sexta-feira os campeões em título da II Liga da época passada com o intuito de cimentar a liderança do campeonato numa jornada que antecede o 'clássico' em Alvalade com o Sporting. Os 'dragões' têm apenas um golo sofrido na presente edição do campeonato e ainda não cederam qualquer ponto.

A nível do histórico de confrontos com a equipa algarvia para o campeonato, o FC Porto nunca perdeu, e somou mesmo um pleno de 14 vitórias em 14 jogos desde a temporada 1976/1977.

O Portimonense marcou apenas três golos em 14 deslocações ao recinto do FC Porto, e sofreu a sua derrota mais pesada na época 1979/1980 com uma goleada por 6-0. Na última deslocação do Portimonense ao Estádio do Dragão, o FC Porto venceu por 2-0 com golos de Walter e Hulk na época 2010/2011.

Na antevisão do jogo, Sérgio Conceição disse que esperava encontrar um conjunto algarvio empenhado em conquistar pontos, tal como fez com Benfica, Sporting de Braga e Rio Ave.

"Esperamos um jogo difícil, frente a uma equipa com um treinador com muita experiência, desinibida a jogar, com qualidade individual. Uma equipa que, normalmente, cria dificuldades. Vi os três jogos que fez fora de casa, na Luz, Vila do Conde e Braga, e os resultados não traduzem o que se passou em campo. Vi um Portimonense competitivo, sem respeito, entre aspas, pelo adversário. Vem aqui jogar olhos nos olhos, tentar dificultar a vida ao FC Porto", disse Sérgio Conceição.

Na antevisão à partida de sexta-feira, o técnico algarvio assegurou que, apesar do objetivo ser o de conseguir pontos, o Portimonense não vai "jogar à defesa, nem colocar autocarros à frente da baliza, até porque, a equipa não tem essas características".

"É evidente que vamos ter precauções, não podemos jogar abertos com o FC Porto porque senão somos goleados. Vamos tentar tapar os caminhos da nossa baliza, mas vamos tentar jogar quando tivermos a bola e ter nos nossos olhos a baliza do FC Porto", sublinhou.

O FC Porto, líder da I Liga com os mesmos 18 pontos que o Sporting, recebe na sexta-feira, pelas 20:30 horas, o Portimonense, que ocupa a 13.ª posição, com seis, na partida inaugural da sétima jornada da prova.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.