O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol anunciou esta terça-feira o castigo de um jogo à porta fechada para o FC Porto. O comunicado refere que foi violada a alínea 'a' do artigo 118.º do Regulamento Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (RDLPFP).

Em comunicado, o órgão explica que o clube recebeu um jogo à porta fechada, acrescido de uma multa de 5.610 euros, face à “inobservância qualificada de outros deveres”, além de 3.060 euros de coima por “agressões graves a espectadores e outros intervenientes”.

Em causa estão os incidentes ocorridos em Moreira de Cónegos durante o jogo da jornada inaugural da Primeira Liga entre Moreirense e FC Porto. Durante essa partida um petardo foi arremessado por adeptos portistas que acabaram por ferir duas crianças, acabando uma por sofrer queimaduras leves e outra a perda momentânea de audição. O adepto acabou por ser detido pelas autoridades presentes no estádio.

Para além do castigo, o Conselho de Disciplina multou o clube portista em 8.670 euros.

De relembrar que, poucos dias depois do jogo, o FC Porto foi multado em em 1.530 euros devido ao arremesso de uma cadeira para o recinto de jogo, oriunda da bancada exclusivamente dedicada aos adeptos azuis e brancos. Os dragões foram também obrigados a pagar outra multa, desta feita cifrada em 4.080 euros devido a comportamento incorreto do público (frases em coro insultuosas).

O FC Porto acabou por vencer o jogo por 1-2.