O FC Porto fez questão de recordar o dia em que Deco foi anunciado como reforço do FC Porto, precisamente a 12 de março de 1999. Os dragões deram nota dessa efeméride na 'newsletter ' Dragões Diário, onde recordam o impacto do 'Mágico' nas cinco temporadas e meia que representou a equipa portuense.

"Neste dia, em 1999, Jorge Nuno Pinto da Costa confirmava os rumores: Deco iria tornar-se jogador do FC Porto. Proveniente do Salgueiros, o mágico que o Benfica havia descartado fez 48 golos e 92 assistências em 229 jogos distribuídos por seis épocas de azul e branco, antes de rumar ao Barcelona. Um desses golos foi marcado precisamente três anos depois, frente ao Panathinaikos, na fase de grupos da Liga dos Campeões. Além do 10, festejou também Pena e os Dragões venceram por 2-1", escrevem os portistas.

Deco esteve no FC Porto entre 1999 e 2004, onde se impôs como um dos jogadores históricos dos dragões, tendo conquistado, entre outros títulos, uma Taça UEFA e uma Liga dos Campeões. Atualmente é diretor desportivo do Barcelona.