O FC Porto, depois da vitória no Dragão para a Taça da Liga (3-0), volta a defrontar sábado o Beira-Mar, em Aveiro, onde irá defender os oito pontos de vantagem na liderança da Liga de futebol.

A 17.ª jornada, sem jogos no domingo devido à realização das eleições presidenciais, decorre sábado, com a realização de sete jogos, e segunda-feira, com o Marítimo a receber o Sporting.

O Benfica, segundo classificado, recebe o Nacional da Madeira (quinto), que esta época cometeu a proeza de ter sido a única equipa a vencer o FC Porto (Taça da Liga), naquele que é tido como o jogo “grande” da jornada.

O Olhanense (10.ª) recebe a Académica (12.º), num jogo entre duas equipas irmanadas na derrota na última jornada e com os mesmos 19 pontos na tabela classificativa, tal como Marítimo (9.º) e Paços de Ferreira (11.º).

Também entre duas equipas derrotadas na última ronda e separadas por um ponto, o “lanterna vermelha” Naval recebe o Portimonense (15.º), em jogo que assinala a estreia do técnico Carlos Mozer em jogos em casa.

O Sporting de Braga (sétimo) recebe o Vitória de Setúbal (13.º), que foi goleado em casa na última jornada pelo Marítimo (4-2), enquanto o Vitória de Guimarães (quarto), zona de acesso às competições europeias, irá colocar à prova o seu estatuto no recinto do Rio Ave (14.º).

O Paços de Ferreira (11.º), que derrotar o Sporting, em Alvalade (3-2), na última jornada do campeonato, e o Sporting de Braga (3-2), para a Taça da Liga, irá procurar manter a sua caminhada vitoriosa frente à União de Leiria (sexta).

A 17.ª jornada encerra segunda-feira com o Marítimo a receber o Sporting, em jogo onde os insulares tentarão tirar partido da crise instalada nos “leões”, não só ao nível competitivo como directivo.

Após a derrota caseira frente ao Paços de Ferreira o presidente dos “leões” anunciou a sua demissão do cargo e precipitou a realização de eleições, marcadas para 26 de Março.